Representantes do projeto “Transformadores de Governador Celso Ramos”, Verli Santos, Luciana Pereira e Carolina Menegaz, estiveram nesta quinta-feira (17), em São José, para conhecerem a experiência do “Hortas Solidárias”, uma iniciativa josefense de transformar espaços ociosos, em hortas mantidas por famílias dos bairros/loteamentos. A comitiva de Governador Celso Ramos pretende adotar a experiência.
Os coordenadores das “Hortas Solidárias Urbanas de São José”, Amélia Lins (Ipiranga) e Luiz Santos (Morar Bem), recepcionaram a comitiva de Governador Celso Ramos. Eles visitaram as hortas dos bairros de Areias, Morar Bem e Ipiranga. “Saíram muito encantadas com tudo que viram, mostramos como funciona o programa e que ele beneficia muitas famílias”, afirma Amélia Lins.
O projeto “Hortas Solidárias Urbanas de São José” também divulgando conhecimentos técnicos. Na quarta-feira (16), quatro coordenadores das hortas, representantes e convidados, participaram da primeira 1ª capacitação, um curso sobre beneficiamento da banana. O curso aconteceu no Centro de Treinamento da Epagri (Cetre).
Durante o evento foram elaboradas várias receitas com bananas verdes e maduras, como biomassa, chips, variedades de doces, balas e reaproveitamento de todo produto. “Essa foi a primeira de muitas outras capacitações”, enfatiza Cláudia Cavalheiro, uma das representantes do projeto.
Prêmio ODS
O projeto Hortas Solidárias Urbanas de São José está concorrendo a uma premiação a quarta edição do prêmio ODS Santa Catarina 2023, uma parceria com a plataforma Bússola Social. O concurso tem como objetivo reconhecer e dar visibilidade aos projetos desenvolvidos pelos signatários do Movimento Nacional ODS Santa Catarina – pessoas físicas ou jurídicas – que contribuam com as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Busca, também, ampliar o engajamento de pessoas e organizações, de todas as esferas da sociedade, para contribuir com o desenvolvimento sustentável do nosso estado, país e do planeta.