spot_img
Hoje é sábado, 30 de agosto de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALEspaço Acolher Floripa completa um ano de atendimentos e enfretamento à violências

Espaço Acolher Floripa completa um ano de atendimentos e enfretamento à violências

Estrutura inédita fortalece rede de proteção e articula saúde, atenção psicossocial e segurança no atendimento às vítimas

spot_img

Há um ano, a Prefeitura inaugurava no MultiHospital o primeiro centro do Brasil a reunir em um mesmo local atendimento integral em saúde, apoio psicossocial e serviços da Segurança Pública para mulheres, crianças, adolescentes e pessoas trans em situação de violência: o Espaço Acolher Floripa. O local atende 24 horas por dia, sete dias por semana e oferece acolhimento imediato e resposta integral ás vítimas de diferentes formas de violência – seja física, sexual, psicológica ou patrimonial.

Desde a inauguração, em 29 de agosto do ano passado, foram cerca de 3.100 atendimentos a 925 pessoas. Destas, 845 foram acolhidas por conta das três principais violências atendidas no local: sexual (51,9%), física (44%) e psicológica (9,7%). Entre os serviços prestados estão consultas de enfermagem, acolhimento psicossocial, procedimentos de saúde, coleta de exames, profilaxia para ISTs, além da presença da Polícia Civil e da Polícia Científica, que garantem o registro e a investigação dos casos no próprio local.

A integração das áreas da Saúde e Segurança em um mesmo ambiente representa um avanço histórico no enfrentamento às violências, evitando a revitimização de quem sofreu o abuso. O modelo também fortalece a articulação com a rede municipal de atenção primária, hospitais de referência, assistência social, educação, Conselhos Tutelar e Municipal dos Direitos da Mulher, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Polícia Militar, Guarda Municipal e organizações da sociedade civil.

“O Acolher representa uma mudança histórica na forma de atender pessoas em situação de violência. Um local como esse faz com que as vítimas desses abusos saibam que tem com quem contar e se encorajem a procurar proteção e acolhimento para seus casos”, afirma o secretário municipal de Saúde, Almir Gentil.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa