As reflexões da história de O Pequeno Príncipe vão emocionar o público da capital catarinense, novamente. O Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz dá continuidade à circulação do espetáculo infantojuvenil inspirado na clássica obra de Antoine de Saint-Exupéry, no primeiro domingo de março (01/03), às 16h, na sede da AMOSC, no Córrego Grande. A história passará ainda pelos bairros Lagoa da Conceição, Trindade, Ratones, Centro e Monte Cristo, onde o grupo também realiza uma oficina de iniciação teatral.
Baseado na história do menino que viaja por diferentes planetas em busca de sentido e amizade, o espetáculo aborda de forma poética temas como afeto, empatia e a redescoberta da essência humana. O Pequeno Príncipe convida o público – crianças e adultos – a refletir sobre o ritmo acelerado da vida moderna e a importância de preservar o olhar sensível e curioso da infância.
Desde sua estreia, em 2017, a montagem vem consolidando a relação d’O Dromedário Loquaz com essa obra atemporal. A diretora Sulanger Bavaresco destaca que a nova circulação representa um passo importante na missão do grupo de aproximar a arte das pessoas. “Será lindo ter núcleos familiares assistindo juntos às apresentações de O Pequeno Príncipe, compartilhando momentos que ficarão na memória afetiva das crianças”, comenta.
Uma peça, muitos palcos
A peça – remontada em 2023 – percorreu palcos tradicionais e espaços alternativos de Florianópolis. O atual projeto de circulação teve início no dia 30 de novembro de 2025, no Floripa Airport, e continua em 2026. De acordo com Sulanger, vale destacar que algumas apresentações desse ano serão realizadas em lugares e datas que marcam momentos importantes para a população e para a cidade. “O Dromedário Loquaz tem 42 anos de história e ficamos muito felizes em estar presente nessas datas que ficam na memória por serem especiais a seu modo”, observa.
No dia 13 de março, o grupo de calouros que estiver chegando na UFSC poderá assistir ao espetáculo, a partir das 14h30, no Teatro Carmen Fossari. Dez dias depois, no aniversário de Florianópolis, comemorado em 23/03, a apresentação será no Teatro Álvaro de Carvalho, às 15h, em uma programação que tem parceria com a Maratona Cultural. Neste dia, inclusive, a cantora Adriana Calcanhoto também se apresenta na programação do evento.
Conforme a diretora, esta nova circulação levará o teatro a comunidades que raramente têm acesso a produções cênicas. O projeto prevê a montagem de uma estrutura completa de som, luz, projeção e cenografia para garantir que o público vivencie a experiência teatral com a mesma qualidade técnica e artística das salas tradicionais, ainda que em espaços abertos ou alternativos.
A entrada de todas as apresentações é gratuita e a classificação indicativa é livre. A circulação 2025/2026 de “O Pequeno Príncipe” tem o apoio cultural do Floripa Airport e o patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e Prefeitura Municipal de Florianópolis
“Produto cultural totalmente patrocinado pelo Município de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Modalidade Doação).”
Sobre o Dromedário Loquaz
O Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz completou 44 anos em agosto de 2025, é sediado na cidade de Florianópolis/SC, e entre seus fundadores estão o ator Ademir Rosa (1948-1997) e o diretor Isnard Mello de Azevedo (1950-1991). Atualmente, o grupo é formado por 20 integrantes entre técnicos, atores, músicos e cantores. Com mais de 40 espetáculos e ações cênicas em sua trajetória, a companhia reverencia seu passado e aposta no futuro, se reinventando com a participação de novos integrantes e parceiros artísticos, o que revela fôlego para continuar a existir e resistir ao acreditar em um mundo melhor através da experiência e vivência artística.
Serviço
O que: “O Pequeno Príncipe”, do Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz
Datas, horários e lugares:
01/03, 16h – Sede da AMOSC, no Córrego Grande
08/03, 16h – Casa das Máquinas, na Lagoa da Conceição
13/03, 14h30 – Teatro Carmen Fossari, na Trindade
15/03, 16h – Associação de Moradores de Ratones (AMORA), no Ratones
23/03, 15h – Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), no Centro (evento parceiro da Maratona Cultural de Florianópolis)
27/03, 15h – Oficina de Iniciação Teatral, no Teatro Titina Bastos, no CEDEP/MONTE CRISTO
28/03, 16h – Teatro Titina Bastos, no CEDEP/MONTE CRISTO
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita, sendo que em espaços fechados os convites serão distribuídos no local uma hora antes do início, conforme a capacidade.
Ficha técnica “O Pequeno Príncipe”
Direção e adaptação: Sulanger Bavaresco
Elenco: Diana Adada Padilha, Giwa Coppola, Marina Krause, Sandro Maquel, Vinicius Pasinato Damian e Welington Hors
Criação Musical: Diana Adada Padilha, Maria José Martins e Diego Nunes
Arranjos: Diego Nunes
Preparação Vocal: Luiza Faé Mantovani
Figurinos e Adereços: Diana Adada Padilha, Sulanger Bavaresco e Regina Prates
Animação: Aline Bertusso
Design Gráfico: Mariana Barardi
Fotografia: Luiza Filippo
Assessoria de Imprensa: Eccoa Comunicação | Leticia Bombo
Assessoria de Redes Sociais: Welington Hors
Produção Teatral: Magda Scors Campos
Realização: Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz
Apoio cultural: Floripa Airport
Patrocínio: Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e Prefeitura Municipal de Florianópolis
“Produto cultural totalmente patrocinado pelo Município de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Modalidade Doação).”
Acompanhe o Dromedário Loquaz:
Site do Grupo: www.dromedarioloquaz.com
Fanpage: www.facebook.com/dromedarioloquaz
Instagram: www.instagram.com/dromedarioloquaz







