spot_img
Hoje é sábado, 16 de agosto de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALEstudante Nota 10 é premiado pela Prefeitura de Florianópolis

Estudante Nota 10 é premiado pela Prefeitura de Florianópolis

Administração municipal reconhece dedicação, superação e compromisso com o aprendizado de mais de 700 crianças e adolescentes

spot_img

A Prefeitura de Florianópolis, por intermédio da Secretaria de Educação, premiou o esforço e a dedicação dos que obtiveram melhores desempenhos na segunda prova Avalia Floripa. Cada prova, voltada para o 2º, 5º e 9º anos, visa identificar os conhecimentos e habilidades dos estudantes da rede municipal de ensino.

O evento, batizado de “Estudante Nota 10”, ocorreu na quinta e sexta-feira no Centro Multiuso da Pessoa Idosa (CEMUPI), antigo Clube Doze de Agosto, com a presença de mais de 700 crianças e adolescentes das 39 escolas da rede municipal de ensino. Todos receberam diplomas e medalhas.

Para o prefeito da Capital, a iniciativa incentiva os premiados a seguirem firmes e fortes em suas jornadas de aprendizado. “A educação é fundamental na construção de um futuro promissor de nossos estudantes. Seguimos com foco em melhorar a aprendizagem e garantir que nossas crianças estão aprendendo corretamente. Certamente é uma ação que deixará frutos para sempre na cidade”, frisou Topázio Neto.

Na quinta-feira os homenageados foram os estudantes de 28 unidades educativas, englobando as regiões Sul, Centro, Continente e Norte da Ilha. Na sexta-feira pela manhã, foi a vez dos matriculados em 11 escolas do Leste da Ilha, além de turmas do Norte da Ilha que frequentam a Neuza Paula da Silveira, Zulma Freitas de Souza e Virgílio dos Reis Várzea.

O secretário municipal de Educação acredita que reconhecimento como esse faz a diferença na vida dos estudantes e de suas famílias. “O prêmio Estudante Nota 10 motiva a todos para que busquem sempre o melhor, sabendo que seus esforços são valorizados”, disse Thiago Peixoto.

FLORIPA MAIS APRENDIZAGEM

A primeira prova Avalia Floripa ocorreu em abril e a segunda nos dias 8 e 9 de julho. Diferente do Sistema de Avaliação Nacional da Educação Básica (Saeb), realizado a cada dois anos, a Avalia Floripa terá três avaliações anuais externas, gerando evidências sobre a aprendizagem dos estudantes no ano em curso.

O teste faz parte do plano estruturante “Floripa Mais Aprendizagem” composto de sete pontos básicos para a aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes da rede municipal de ensino. Pelo plano estruturante, 2.165 estudantes do 9º ano tiveram um aumento de cinquenta por cento de aulas de Língua Portuguesa e Matemática. Além disso, 2.200 estudantes do quinto ano, quase cem por cento do total, estão em regime de tempo integral na escola para terem uma aprendizagem mais sólida.

No 2º ano, última etapa para a criança se alfabetizar na idade certa, 410 estudantes também estão nesse modelo. Por ser muito extensa, a Secretaria de Educação destacou na matriz curricular as habilidades mais essenciais a serem trabalhadas pelos professores com os estudantes. Houve a distribuição de material didático concebido especificamente para os quintos e nonos anos. No Floripa Mais Aprendizagem ocorrem encontros formativos com professores, como a respeito de currículo e uso de material didático, e com diretores de escolas e supervisores, a exemplo do programa tempo integral e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), um dos itens para o cálculo do IDEB, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Foram criados os tutores pedagógicos que fazem um acompanhamento das unidades de forma mais frequente. O profissional fica responsável por quatro escolas com duas visitas semanais a cada uma delas. Para evitar a evasão escolar, estão sendo feitos ajustes dos procedimentos no chamado “Busca Ativa”. Em cada falta, a escola contactará a família para se informar da ausência do estudante e registrará o motivo da falta. Se o estudante não ir para a escola três vezes, por exemplo, ele já ficará defasado em relação aos colegas.

Além dessas ações, serão desenhadas iniciativas para fortalecer as unidades educativas com impulso da implementação de tecnologia. O Floripa mais Aprendizagem tem a colaboração do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e da ONG Todos pela Educação, além de tantas outras entidades , como o Ministério Público de Santa Catarina e Conselho Municipal de Educação. Um Conselho de Especialistas apoia as tomadas de decisões da Secretaria Municipal de Educação (SME). Esse grupo, juntamente com diversos setores da sociedade civil, ajudam a Prefeitura a prosseguir na implantação de outras iniciativas do plano estruturante do Floripa Mais Aprendizagem.

Em abril foi realizada a aplicação de uma prova diagnóstica do 2º, 5º e 9º anos para identificar os conhecimentos e habilidades dos estudantes. Outra prova foi aplicada nos dias 9 e 10 de julho. O Floripa mais Aprendizagem tem a colaboração do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e da ONG Todos pela Educação, além de tantas outras entidades , como o Ministério Público de Santa Catarina e Conselho Municipal de Educação. Um Conselho de Especialistas apoia as tomadas de decisões da Secretaria Municipal de Educação (SME). Esse grupo, juntamente com diversos setores da sociedade civil, ajudam a Prefeitura a prosseguir na implantação de outras iniciativas do plano estruturante do Floripa Mais Aprendizagem. Há tempo de virarmos o jogo e vamos fazer isso.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa