“Não é o corpo que repousa, e sim a mente”, afirma Ana Clara, estudante do Marista Escola Social Lucia Mayvorne. Pelo segundo ano consecutivo, ela escolheu dedicar suas férias escolares ao voluntariado, participando da Missão Solidária, iniciativa do Marista Brasil que mobiliza cerca de 1.200 jovens em todo o país.
Entre os dias 14 e 18 de julho, 70 estudantes dos colégios Maristas do Paraná e de Santa Catarina estarão reunidos em Fazenda Rio Grande (PR), na Região Metropolitana de Curitiba, para realizar ações voluntárias em comunidades locais. A Missão Solidária Marista é uma experiência de cidadania e solidariedade que transforma não apenas os territórios atendidos, mas também os próprios participantes.
Partindo de Florianópolis-SC, Ana Clara e colegas do Marista Escola Social Lucia Mayvorne optaram por viver uma experiência que vai além do descanso tradicional. “Escolho dedicar minhas férias a essa atividade voluntária porque, além de ser um jeito concreto de viver os valores maristas, acredito que sair da rotina e realizar atividades em lugares novos é uma forma diferente de descansar”, compartilha a jovem de 17 anos.
Tema 2025: “Cidadãos da Esperança”
Inspirada pelo Jubileu da Esperança e pela Campanha da Fraternidade 2025, a Missão Solidária deste ano traz o tema “Cidadãos da Esperança”. A proposta é envolver adolescentes a partir dos 14 anos em ações de impacto social em comunidades com histórico de vulnerabilidade social.
Em 2025, a missão acontece em duas modalidades, local e regional, e contempla seis cidades brasileiras: Recife (PE), São Paulo (SP), Fazenda Rio Grande (PR), Rio Grande (RS), Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG). Em cada local, durante cinco dias, os participantes desenvolvem atividades como revitalização de espaços públicos, oficinas com crianças e jovens, pintura de igrejas, além de ações ambientais.
Keles de Lima, coordenador de evangelização do Marista Brasil, destaca a potência transformadora da iniciativa. “Ao ser realizada em comunidades diversas espalhadas no território brasileiro, envolvendo 1.200 estudantes em média, os jovens experimentam a força transformadora da escuta, do serviço e da sua presença significativa em toda programação realizada seja nas visitas, formações, celebrações, espiritualidades, oficinas com as comunidades”, explica Keles.
Missão Solidária 2025
Nesta edição, uma das sedes da ação é em Fazenda Rio Grande-PR, no Marista Escola Social Irmão Henri, onde terão atividades como a pintura da Igreja Santa Edwiges, oficinas recreativas com crianças da comunidade Santa Clara e uma caminhada de integração com as famílias locais.
Ana Clara reflete sobre o impacto da experiência. “Essas ações me ajudam a perceber que o trabalho voluntário nos transforma mais do que transformamos o território. Mas é profundamente gratificante poder contribuir, mesmo que de maneira simples, com a comunidade que irá nos acolher. Participar da Missão é sair de si para encontrar sentido no outro”, diz.
Ao todo, a Missão Solidária 2025 além dos estudantes, educadores, colaboradores e irmãos Maristas. O objetivo é promover o amadurecimento da fé e da cidadania, além de fortalecer o compromisso sociotransformador baseado na espiritualidade e no carisma marista.
“É com muita alegria e esperança, que acolhemos a Missão em nossa escola, certos de que essa experiência fortalecerá o espírito de fraternidade, fé e transformação social entre os jovens.”, destaca a diretora do Marista Escola Social Irmão Henri, Geliane Quemelo, anfitriã desta edição.