A Prefeitura de Florianópolis está com horários abertos para agendamento de reuniões com investidores interessados na nova concessão para ampliação e modernização do Centro de Eventos de Florianópolis (CentroSul), bem como a exploração das áreas adjacentes na Baía Sul – um espaço estratégico para a realização de eventos e à economia da Capital. A etapa é primordial ao processo de construção do edital de licitação para a gestão do espaço e está prevista dentro do processo de modelagem contratado junto à consultoria especializada IPGC (Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades).
“As informações coletadas ajudam a alinhar expectativas, ajustar o modelo, identificar riscos e desafios e avaliar o apetite do mercado, obtendo contribuições para aprimorar a modelagem do projeto e a atratividade do negócio, aumentando as chances de sucesso no lançamento da licitação”, explica a Secretária de Licitações, Contratos e Parcerias, Katherine Schreiner.
As reuniões ocorrerão no formato remoto e cada interessado poderá agendar um único encontro virtual com os agentes públicos do município e consultores do projeto, de maneira individualizada. O tempo de duração de cada encontro será de 45 minutos, com datas disponíveis nas quartas-feiras de setembro, nos seguintes dias e horários: 03, 10, 17 e 24 de setembro, sempre das 9h às 9h45, 10h às 10h45 e das 11h às 11h45.
As solicitações de agendamento devem ser realizadas pelo e-mail licitacao.centrosul@pmf.sc.gov.br, colocando no assunto da mensagem “Sondagem de Mercado CentroSul” e indicando no corpo do e-mail o nome da pessoa responsável, nome da empresa que representa e um telefone de contato. Após a solicitação, a Prefeitura irá confirmar o agendamento e enviar o link para a videoconferência, que será gravada e registrada em um relatório que se tornará público.
Histórico do equipamento
O CentroSul representa grande importância para o turismo da Capital ao abrigar eventos culturais, gastronômicos, solidários e empresariais, movimentando a economia do Município, e tem potencial para ser aproveitado mesmo em dias sem eventos.
Com o início das atividades em 1996, o contrato de concessão do CentroSul se deu para a construção de um local com porte para promover eventos culturais, comerciais e esportivos de grande porte em Florianópolis. A concorrência teve prazo de exploração estipulado em 23 anos depois da conclusão da obra, finalizada em 1998.
As atividades iniciaram-se em 2000 (quando obtiveram o habite-se), com funcionamento pleno até que a pandemia de Covid 19 impossibilitou a realização de eventos no local entre 13/03/2020 e 12/03/2022. A pandemia afetou não só o setor turístico, cultural e econômico da cidade, com a impossibilidade de eventos, como também alterou a data de término da concessão. Anteriormente estabelecida para 2021, recebeu um saldo de dois anos para compensar o período em que as atividades ficaram restringidas.
Já em 2023, um Termo Aditivo ao contrato prorrogou o prazo de administração para o final de 2025. Um segundo Termo Aditivo, assinado em 2024, estabeleceu a prorrogação do prazo até o final de 2026 ou até a conclusão do novo Processo Licitatório. A empresa de consultoria IPGC foi contratada para assegurar o melhor formato de concessão do CentroSul.