A Galeria Mínima recebe a partir da sexta-feira, dia 19 de setembro, a instalação “Artificial Landscape”, do artista blumenauense Felipe Da Costa. Criada especialmente para o espaço e contexto da galeria, a obra é uma proposta site-specific que se constrói a partir de dois elementos simples e potentes: sacolas plásticas e vento.
Partindo da pintura e do desenho, o artista expande sua pesquisa para além dos suportes tradicionais das artes plásticas. Em “Artificial Landscape”, ele observa situações cotidianas como uma sacola plástica flutuando no céu e existe o desejo de reproduzir essa situação dentro da Galeria Mínima. “Convido o público a refletir sobre os resquícios do consumo e os rastros da ressaca colonial presentes em nosso comportamento”, compartilha o artista.
A obra propõe uma crítica visual e sensorial ao modo como o plástico, códigos e logotipos se infiltram em nossas paisagens e rotinas. Ao utilizar o vento como força motriz e a sacola como símbolo, Felipe Da Costa constrói uma narrativa que é ao mesmo tempo poética e política.
A visitação de “Artificial Landscape” poderá ser feita até 18 de outubro, de terça a sábado, das 18h às 00h, na Galeria Mínima, que fica no Ponto Bar e Piadina (Rua Victor Meirelles, 138, Centro de Florianópolis/SC).
A proposta é executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.
Sobre o artista
Felipe da Costa, natural de Blumenau/SC, trabalha com pintura, desenho e instalações performáticas. Estudou professorado em pintura na Universidade Nacional de La Plata, na Argentina, e expôs no Museu de Arte de Quilmes, província de Buenos Aires, em 2023. Atualmente, desenvolve um conjunto de obras que refletem sobre a relação cotidiana com a sociedade de consumo. Esses trabalhos surgem de um incômodo com o excesso de resíduos e informação visual presentes como embalagens e logotipos que influenciam no comportamento humano.
Serviço: abertura exposição “Artificial Landscape”, de Felipe Da Costa
Data: 19 de setembro de 2025, às 19h
Local: Galeria Mínima, que fica no Ponto Bar e Piadina (Rua Victor Meirelles, 138, Centro de Florianópolis/SC)
Visitação até 18 de outubro de 2025, de terça a sábado, das 18h às 00h
Entrada gratuita
Classificação livre