A Prefeitura de Florianópolis está com cadastro habitacional aberto para a população. Moradores podem se inscrever de forma on-line e gratuita pelo link bit.ly/habitafloripa e acompanhar mais informações sobre as políticas públicas de moradia no site redeplanejamento.pmf.sc.gov.br.
O Cadastro Habitacional de Florianópolis mapeia a demanda por habitação no município e auxilia na construção das políticas públicas, além de ser porta de entrada para programas de moradia popular do Município, como o Minha Casa Minha Vida e o Floripa para Todos. O programa Floripa para Todos, instituído pela Lei nº11.484/2025, vem promover o acesso à moradia digna e regular através de parcerias público privadas. Nele o Município cede os terrenos para as moradias e empresas vencedoras de licitação, ficam responsáveis pela execução das obras.
Está em tramitação a licitação dos quatro primeiros empreendimentos na cidade, propondo a construção de 658 lares para famílias inscritas no cadastro habitacional. São requisitos do programa morar na cidade a mais de 5 anos, ganhar de 3 à 6 salários mínimos e não ter recebido outro financiamento habitacional.
Em construção, o Conjunto Habitacional Complexo Caeira, no maciço do Morro da Cruz, também contou com o Cadastro para selecionar as 184 famílias beneficiadas, e a entrega das obras estão previstas para o início de 2027.
A base de dados formada pelo sistema indica quantas famílias precisam de moradia, onde vivem e em quais condições. Essas informações orientam a Prefeitura na implementação de políticas públicas e contribui para a regularização fundiária ao identificar imóveis irregulares, em áreas de risco ou de preservação.
“Quando a população entra no cadastro habitacional, ela está colaborando com o poder público. São mais que números numa planilha, são famílias dizendo que ainda estão em área de risco, ou sinalizando que precisam de mais infraestrutura nos bairros”, explica a Subsecretária de Habitação de Interesse Social, Kelly Vieira. “É fundamental que as pessoas se registrem no cadastro para que a Prefeitura possa conhecer verdadeiramente a demanda e trabalhar para oferecer moradia digna a todos”, completa.
Documentos para inscrição
Realizar sua inscrição é fácil e totalmente on-line, mas é preciso ter um acesso GOV.BR, e-mail e alguns documentos: CPF do solicitante e demais moradores da residência (caso houver), comprovantes de renda e de residência e em casos em que houver pessoa com deficiência na família, é necessário informar o CID constante em atestado médico.






