spot_img
Hoje é terça-feira, 10 de fevereiro de 2026
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
Publicidadespot_imgspot_img
InícioADRIANO RIBEIROFlorianópolis com as finanças no azul e outras notas da política local

Florianópolis com as finanças no azul e outras notas da política local

Veja que a vereadora Manu Vieira (PL) não vai mais concorrer a deputada estadual, agora é pré-candidata a deputada federal; veja quem foi a ausência sentida na solenidade da Marina e primeira sessão do ano da Câmara e outras notas

spot_img

Florianópolis volta a ter crédito na praça

Ao ler a mensagem anual na abertura oficial dos trabalhos do legislativo da Capital, o prefeito Topázio Neto (PSD) transmitiu informações e dados que demostram que o novo momento da administração terá como foco destravar grandes projetos. Ele explicou que isso foi possível graças ao trabalho feito em 2025, quando a Secretaria de Finanças foi “passada a limpo”. Como fruto desse trabalho o prefeito apontou que a prefeitura retomou sua capacidade de pagamento.

São indicadores positivos como esse que permitirão ao município a contratação de empréstimos internacionais, com garantia do Governo Federal para investimento de obras estruturantes da cidade. “Eu citaria que com esses 150 milhões de dólares que vamos contratar com o BID será possível investir em macrodrenagem, transporte público, habitação, saúde, educação, segurança e outras obras que irão mudar definitivamente Florianópolis”, apontou o prefeito.

Topázio assumiu a prefeitura num governo de continuidade em 2022, após o prefeito Gean Loureiro renunciar para disputar o Governo do Estado. Reeleito em 2024, argumenta que este é o segundo ano do governo seu mesmo. 2025 foi para colocar as finanças em ordem. A partir desse ano inicia o plantio e semeadura do que vai nascer nos próximos dois anos da sua gestão.

Empregos

O prefeito também citou em seu discurso na Câmara o Parque Urbano e Marina na avenida Beira-mar que terá suas obras iniciadas com 100% de recursos privados, como um avanço da atual administração que conseguiu destravar o projeto. “Com essa Marina vamos conseguir gerar pelo menos dois mil empregos diretos e outros tantos indiretos, além de novos espaços de lazer”. Ponderou o prefeito Topázio.

Tarifa Zero

Ao menos um assunto, chamou a atenção, por parecer fora do discurso lido por Topázio na Câmara: a tarifa zero no transporte público. Talvez o prefeito tocou no assunto justamente para dar uma resposta a manifestantes que protestaram em frente à Câmara pouco antes do início da sessão desta segunda (9).

Quem paga a conta?

Sobre a bandeira da tarifa zero no transporte coletivo o prefeito Topázio fez questão de lembrar que em Florianópolis 30% de todas as passagens já são gratuitas, bancadas pela prefeitura em função das gratuidades por lei e para equalização da planilha da tarifa do transporte público.  Mesmo assim ele se mostrou favorável em extinguir a cobrança no transporte público, mas foi taxativo. “Na área da tarifa zero eu já informo que sou totalmente favorável, bastando apenas que se indique quem pagará a conta”, disse.

Isolamento

Em política nada em por acaso. Os sintomas precisam ser observados com lupa, antes que a doença se estabeleça. Na solenidade do Parque Urbano e Marina da Beira-mar notou-se a presença apenas de vereadores do PL, do governador Jorginho Mello e do PSD, do prefeito Topázio Neto. Fora desses partidos apenas o vereador Bezerra do MDB. Ao que parece os últimos movimentos na mesa da política estadual começam trazer reflexos nas bases.

Ausência notada

O presidente da Câmara, João Cobalchini (MDB) não esteve no evento da Marina na avenida Beira-mar Norte e sua ausência também foi sentida na sessão ordinária da Câmara Municipal, com a presença do prefeito Topázio que leu a mensagem anual. Informações de que o vereador está recolhido por problemas de saúde.

Mudou

A vereadora Manu Vieira (PL), que me confidenciou ano passado que pretendia concorrer a deputada estadual, ao que parece, terá outro destino que é a disputa pela Câmara dos Deputados. Mas, do jeito que está o PL, nem vamos cravar nada, melhor esperar homologação da convenção.

Fora da disputa

Já o vereador Gemada (PL) está fora da disputa eleitoral deste ano. Apresar de figurar bem em levantamentos internos dos partidos na Capital, superado apenas pelo ex-vereador Pedrão na corrida para deputado federal, ele não estará na urna em outubro. Sua função será alavancar a candidatura do seu parceiro e amigo Carlos Humberto, que concorre à reeleição na Alesc e está em vias de mudar o PL pelo PSD.

Canteiro da obra

O canteiro de obras para a construção do Parque Urbano e Marina Beira-mar deverá ser o mesmo que foi utilizado na obra de restauração da Ponte Hercílio Luz, na parte continental da ponte. Deste local o imenso volume de materiais será transportado até a Beira-mar Norte por balsas, não trazendo prejuízo ao trânsito, nem às pontes.

Abuso da PM

O vereador Bezarra (MDB) classificou recente ação policial na comunidade do Monte Cristo como “uma abordagem infeliz”. O vereador lembrou que as pessoas estavam comemorando um ano de funcionamento de uma barbearia e se teve excessos, a Polícia Militar deveria agir dentro da lei e não “bater na cara de uma mulher” como mostram vídeos da ação. “Ali tinha pessoas trabalhadoras, tinha crianças e eu vou defender o lado do povo, não concordo com a abordagem policial”, disse. Lembrando que a PM foi até o local depois de muitas ligações denunciando a importunação do sossego alheio.

Vereador Bezerra

Liderança

Mudança na bancada do PSD na Câmara da Capital. O vereador Ricardo Pastrana deixa a liderança da bancada e é sucedido pelo vereador Rafael de Lima.

spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa