A Prefeitura de Florianópolis, em conformidade com a emenda constitucional nº 120/2022, está garantindo a atualização dos vencimentos salariais dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias do município, com o pagamento do piso nacional estabelecido para a categoria, dada a mudança do valor do salário mínimo para 2026. Com a atualização do salário, os novos valores passam a ser de R$ 3.242,00 para a jornada de 40 horas e de R$ 2.431,50 para a jornada de 30 horas semanais.
Além de cumprir o que preconiza a legislação, o reajuste reconhece a importância estratégica dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias para o pleno funcionamento do Sistema Único de Saúde – SUS – no âmbito municipal. Entre outras atividades, são responsáveis por visitas domiciliares, educação em saúde, coleta de dados e apoio em campanhas de conscientização.
“O trabalho realizado por esses profissionais é fundamental para o fortalecimento da saúde pública em Florianópolis, desde à atenção básica até as ações de vigilância em saúde. Afinal, são essas pessoas que cumprem a função de estar perto das comunidades, com forte presença e resposta às demandas dos moradores em seus territórios, estão na linha de frente”, salienta o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.






