spot_img
Hoje é segunda-feira, 26 de janeiro de 2026
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALFlorianópolis inicia a oferta de Implanon de forma gratuita na rede municipal...

Florianópolis inicia a oferta de Implanon de forma gratuita na rede municipal de saúde

Método contraceptivo de longa duração passa a ser implantando gradualmente durante a capacitação de médicos e enfermeiros

spot_img

A Capital avança na ampliação da liberdade de escolha das mulheres sobre quando e como engravidar com o início da oferta do Implanon na rede municipal de saúde. O contraceptivo subdérmico passa a integrar os métodos oferecidos pelo SUS no município e o objetivo é que até junho as 50 Unidades de Saúde da Atenção Primária, além da Policlínica da Mulher e da Criança, estejam disponibilizando o implante.

Neste primeiro momento, a oferta do implante está vinculada ao processo de capacitação de médicos e enfermeiros, que desde novembro do ano passado participam de treinamentos práticos, garantindo que a ampliação do acesso ocorra de forma segura, qualificada e gradual. Para essa etapa inicial, o município dispõe de 2 mil implantes destinados à formação dos profissionais e cerca de 110 mulheres já receberam o método durante as atividades práticas de capacitação.

A implantação acontece principalmente em unidades localizadas em áreas com maior demanda e vulnerabilidade social. Dezoito centros de saúde já iniciaram a oferta do implante e o recebimento e distribuição do contraceptivo serão conforme a solicitação das unidades. A capacidade de aplicação será ampliada quando ocorrer o envio de novas remessas pelo Ministério de Saúde.

“A chegada do Implanon ao SUS de Florianópolis é resultado de um trabalho técnico consistente, compromisso permanente com a ampliação dos direitos reprodutivos e cuidado integral à saúde da mulher’, ressalta a diretora da Atenção Primária à Saúde, Daniela Salomé de Andrade.

Atualmente, a rede municipal garante à população acesso gratuito a diferentes métodos contraceptivos, fortalecendo o direito à escolha e a atenção à saúde sexual e reprodutiva. Entre as opções ofertadas estão as pílulas orais, injetáveis mensais e trimestrais, DIU de cobre, preservativos masculinos e femininos, além das cirurgias de laqueadura e vasectomia.

Sobre o Implanon

O Implanon é um pequeno implante colocado sob a pele do braço, que libera um hormônio de forma contínua para evitar a gravidez. Ele age impedindo a ovulação e pode durar até três anos, sendo retirado ou trocado ao final desse período.

Entre os principais benefícios estão a alta eficácia, baixa quantidade hormonal, segurança e a possibilidade de melhorar sintomas como cólicas e desconfortos menstruais. A colocação é rápida, com anestesia local e feita em consultório.

Nos primeiros dez dias após a inserção, é indicado usar outro método contraceptivo em conjunto. Podem ocorrer alterações no sangramento menstrual – como escapes, aumento, diminuição ou ausência da menstruação, além de sintomas como acne, dor de cabeça ou sensibilidade nas mamas nos meses iniciais. A Secretaria Municipal de Saúde orienta que em caso de dor intensa após 72 h, vermelhidão, calor ou secreção no local da inserção, febre ou dificuldade de sentir o implante no braço, a paciente entre em contato com o Alô Saúde pelo 0800 333 3233 ou se dirija a sua unidade de saúde.

spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa