Hoje é sexta-feira, 24 de janeiro de 2025
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioGERALFloripa além de festas e praia: hostel promove passeios para fugir do...

Floripa além de festas e praia: hostel promove passeios para fugir do óbvio

Hostel Farol da Barra oferece visita a inscrições rupestres, trilhas, ver de perto a temporada de pesca e fazer uma tatuagem

spot_img

Barra da Lagoa, um distrito na ilha de Florianópolis, é conhecido pelas lindas paisagens naturais, além da cultura, história e tradições. Um dos primeiros hostels de Floripa, que existe desde 1990, fica neste lugar e oferece visitas até às inscrições rupestres da região, trilhas, um breve histórico sobre o surgimento da tatuagem no Brasil – que tem relação com o primeiro dono do hostel, e acompanhar de perto a temporada de pesca dos moradores locais.

O prédio histórico do Hostel Farol da Barra foi construído entre as décadas de 1970 e 1980 por Antônio Stoppa, um pioneiro da tatuagem no Brasil.

“[Na década de 1990] o Stoppa iniciou o movimento de hostel, porque acabou recebendo muitos amigos [devido ao motociclismo e tatuagens] e ele teve essa ideia de começar com a hospedagem”, contou Douglas Eduardo, proprietário do Hostel Farol da Barra.

Passeio pelas trilhas

Em Santa Catarina, há pelo menos 29 inscrições rupestres e a maioria é de difícil acesso, mas alguns pontos podem ser visitados por trilhas, como acontece nos passeios do Hostel Farol da Barra. As inscrições contam parte da história dos povos originários do Estado através de figuras geométricas e figuras antropomorfas, que buscam representar o homem.

Uma das trilhas para ver as inscrições rupestres é a Trilha da Pedra do Frade, por exemplo, e antes de começar o caminho, a anfitriã do hostel explica o que os visitantes vão encontrar pela frente e dá um contexto histórico mostrando imagens em um livro produzido por um pescador da ilha.

O hostel também faz trilhas para outros pontos com vistas incríveis da ilha, como a Trilha do Farol da Barra, onde é possível observar o mar, a Lagoa e a cidade do ponto mais alto da Barra, além de passar pela trilha mais famosa de Florianópolis “As piscinas naturais da Barra da Lagoa”.

Novo estúdio de tatuagem

Sempre voltado para a arte, seja ela em pedra ou na pele, hoje, o Hostel Farol da Barra traz o foco de volta para a tatuagem ao criar um estúdio que conta a história especial da tatuagem no Hostel e no Brasil e, claro, por conhecerem uma parte da história dessa arte no Brasil, fazerem uma tatuagem.

Para os organizadores do hostel, o olhar que as pessoas têm para tatuagem como arte hoje em dia é muito porque Stoppa desbravou essa ideia e é exatamente essa história que eles pretendem resgatar com o estúdio de tatuagem.

Segundo Douglas Eduardo, o primeiro dono do local, Stoppa, foi o segundo tatuador dentre os primeiros do Brasil, um dos pioneiros de máquinas elétricas para tatuagem e desbravou o mundo da tatuagem no Brasil. E como eco de todo esse movimento que começou no século passado, até hoje pessoas que fizeram suas primeiras tatuagens na década de 80 e 90 visitam o Hostel.

“É ter um estúdio de tatuagem para voltar a tatuar e para manter viva essa história, a história da arte”, contou Douglas Eduardo.

Temporada de pescas

Na Barra da Lagoa, local onde fica o hostel, a principal renda é a pesca e a maioria dos moradores são famílias de pescadores, então faz parte da cultura ter uma temporada de pesca e, dentre todos os peixes, o que os locais mais buscam é a Tainha.

A pesca é artesanal, com redes feitas pelos próprios pescadores e barcos a remos. As famílias se reúnem e quando enxergam os cardumes no mar formam um cerco, jogam as redes e puxam os peixes para a praia.

Os visitantes que se hospedam no Hostel Farol da Barra acompanham essa tradição de perto se estiverem na região de maio até o final de julho.

“[Neste período] a praia é fechada para surfistas e tudo e fica exclusivamente para essa pesca artesanal”, contou Douglas Eduardo, proprietário do Hostel Farol da Barra.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa