O Movimento Floripa Sustentável comemora o avanço de mais uma etapa fundamental para a construção do Parque Urbano e Marina Beira-Mar. Nesta quinta-feira (5), o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, anunciou que o município obteve do IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina) a Licença Ambiental de Instalação (LAI), autorização definitiva para o início das obras na Beira-Mar Norte.
O projeto, que deve promover a maior transformação da região central da cidade desde a implantação da Beira-Mar, tem como objetivo proporcionar lazer, esporte e convivência, além de gerar emprego e renda para a população.
Com área total de 440 mil m² e arquitetura moderna, o local contará com quadras, praças, áreas gastronômicas, espaços para eventos e descanso, junto à estruturação da marina, que organizará as atividades náuticas e consolidará a integração da cidade com o mar. “Nossa cidade não pode ficar de costas para o mar”, destacou o prefeito.
Para o Floripa Sustentável, que acompanha e defende a construção do parque, é gratificante ver esse avanço se concretizando. “A licença definitiva representa um passo decisivo para um projeto estruturante, alinhado ao desenvolvimento sustentável e à valorização urbana de Florianópolis”, afirma o presidente do Movimento, Roberto Costa.
“A emissão desta licença ambiental coroa um trabalho bem feito na área de gestão ambiental. Para lograrmos êxito, foi fundamental a participação da Prefeitura através dos secretários Juliano Pires e Alexandre Waltrik”, acrescenta o coordenador de Preservação Ambiental do FS, Emerilson Emerim.
Leandro “Mané” Ferrari, coordenador de Turismo do FS, também destaca que a nova aprovação representa um momento decisivo para a cidade. “É preciso comemorar esse avanço importante. Depois de um período de incertezas, Florianópolis dá um novo passo na direção certa. Essa aprovação mostra que o diálogo, a persistência e o trabalho técnico fazem a diferença. Esse projeto vai muito além de uma marina: ele simboliza uma cidade que entende seu potencial, que se reconecta com o mar e que aposta em desenvolvimento sustentável, qualificação urbana e geração de oportunidades”.







