O Grupo Softplan, uma das maiores empresas de SaaS e de transformação digital do Brasil, concluiu a aquisição integral da Runrun.it, plataforma brasileira de automação de processos e tarefas para equipes. O novo movimento da empresa catarinense complementa o portfólio do vertical Softplan Eficiência Operacional que atua para promover fluxos mais eficazes e automatizados para seus clientes e operações.
Com a aquisição da Runrun.it, o Grupo Softplan já soma 12 operações de M&As desde sua fundação. A estratégia de crescimento inorgânico foi intensificada a partir de 2020, período em que foram realizadas 10 dessas. Para Eduardo Smith, CEO do Grupo Softplan, o crescimento do portfólio é conduzido com base em critérios estratégicos: complementaridade de produtos, impacto nas demandas dos clientes, sinergia entre as lideranças e rapidez em desenvolvimento tecnológico.“Em nossa operação, o cliente é central em todas as decisões. Durante as negociações, avaliamos o efeito de cada aquisição no cotidiano dos usuários e como nossos softwares podem se integrar, gerando um fluxo mais eficiente. Conectar-se com empresas que compartilhem nossa cultura e visão estratégica é fundamental nesse processo”, ressalta.
A vertical de Eficiência Operacional do Grupo Softplan é liderado pela Checklist Fácil, software de auditoria e padronização de processos para diversas operações, áreas e segmentos. A aquisição da Runrun.it reforça a visão de complementariedade, fortalecendo a presença das soluções do Grupo Softplan em múltiplas etapas da rotina dos clientes.
“A chegada da Runrun.it em nossa operação representa um avanço significativo em nossa estratégia de oferecer soluções que promovem a eficiência operacional. A combinação da Checklist Fácil com a Runrun.it não apenas otimiza a gestão de processos, mas também proporciona aos nossos clientes ferramentas que facilitam a automação de tarefas e a colaboração entre equipes. Essa integração é essencial para atender às crescentes demandas do mercado e garantir que nossos clientes tenham acesso a soluções que realmente agreguem valor às suas operações”, destaca Rafael Zambelli, diretor executivo do Grupo Softplan para Eficiência Operacional.
A vertical projeta uma receita líquida de R$93M para 2024, com um CAGR (Compound Annual Growth Rate, ou Taxa de Crescimento Anual Composta) superior a 35% entre 2022 e 2024. Com a aquisição da Runrun.it essa taxa de crescimento anual composta eleva-se para 45%, reforçando ainda mais nosso compromisso com resultados sólidos e crescimento acelerado.
A Runrun.it é uma operação integralmente brasileira e que foi lançada ao mercado em 2013, tendo o objetivo principal de ser um software de gestão de fluxos de trabalho para equipes de médias e grandes empresas. Atualmente possui mais de 1.200 clientes, entre eles Cacau Show, Bradesco, Porto Seguro, DHL, entre outros. Fundada por um grupo de três empreendedores que acreditavam no mercado digital desde o início dos anos 2000, a companhia enxerga essa etapa como mais um degrau em sua história.
Para Antônio Carlos Soares, CEO e fundador da Runrun.it, as tratativas com o Grupo Softplan mostram o alinhamento de visão de mercado, cultura organizacional e visão estratégica entre ambos os lados. “Desde as primeiras conversas, a conexão entre três pontos relevantes se destacou: o desejo de um impacto real na rotina dos clientes, o respeito pelas pessoas e o que chamamos de honestidade intelectual, que reflete o compartilhamento de informações de forma empática e completa. Esses três pilares apareceram na visão de ambos os lados, o que fortaleceu a naturalidade do movimento”, reforça.
Sobre o Grupo Softplan
O Grupo Softplan é uma das maiores empresas de SaaS e de transformação digital do país. Suas soluções eficientes e verticalizadas abrangem setores fundamentais da sociedade e da economia, impactando todo o território nacional e alguns países da América Latina, com mais de 3.100 colaboradores e 15.000 clientes. O Grupo projeta encerrar o ano com uma receita liquida aproximada de R$ 803 milhões, resultando em um CAGR de 23% entre 2022 e 2024. Atualmente, o grupo possui atuação distribuída em verticais de negócio, sendo: Indústria da Construção, Inteligência Legal, Setor Público e Eficiência Operacional.