Em mais um dia de atividades do projeto Guarda por Elas, promovido pela Guarda Municipal de São José, que oferece aulas de defesa pessoal para mulheres, as participantes contaram com a presença do delegado de polícia aposentado e faixa-preta em jiu-jitsu e de judô, Alexandre Kale, que atuou por 32 anos na área da segurança pública.
Durante a palestra, Kale abordou temas como estatísticas de violência contra a mulher, exemplos de casos reais e orientações sobre como agir em situações específicas, como abordagens violentas ao chegar em casa, casos de importunação em locais públicos, entre outras situações de risco. Ele também explicou, de forma resumida, os aspectos legais relacionados à legítima defesa.
Após a palestra, o faixa-preta demonstrou técnicas práticas de defesa pessoal para diferentes tipos de abordagem: de mãos limpas, com arma branca e com arma de fogo. “Priorizei trazer conteúdos sobre mitigação de riscos e diminuição da vulnerabilidade. Os riscos nas ruas são constantes, nada é 100% seguro, mas é possível reduzi-los com bom senso, prudência e aplicação de técnicas de defesa”, explicou Kale.
O responsável pelas aulas do projeto, sensei Fábio Maciel, falou sobre a motivação para convidar o delegado. “Ele foi meu primeiro aluno graduado faixa-preta e passou vários anos na Acadepol (Academia da Polícia Civil de Santa Catarina). É um delegado muito respeitado, e achei que esse conhecimento seria um excelente complemento para as nossas aulas”, destacou.
A ação integra a programação oficial da Prefeitura de São José para o Agosto Lilás, mês voltado à conscientização, prevenção e combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. A proposta une educação, formação prática, escuta e empoderamento feminino, fortalecendo a política pública de segurança voltada às mulheres.
O projeto “Guarda Por Elas” prevê 26 encontros presenciais, sempre às segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 19h30, com aulas de defesa pessoal ministradas por Fábio Maciel. Além das técnicas corporais, o cronograma inclui debates sobre os direitos das mulheres, instrumentos legais de proteção, autoestima, saúde emocional e segurança.