spot_img
Hoje é quinta-feira, 25 de setembro de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALHU-UFSC celebra a doação de órgãos com encontro entre profissionais e pacientes

HU-UFSC celebra a doação de órgãos com encontro entre profissionais e pacientes

Evento foi realizado nesta terça (23/09) para sensibilizar sobre a importância do tema, por meio de relatos e troca de experências

spot_img

O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), apoia o Setembro Verde, campanha de incentivo e conscientização à doação de órgãos e tecidos para transplantes. No Brasil, segundo dados mais recentes do Ministério da Saúde, 78 mil pessoas estão nas listas de espera por um transplante. Uma causa tão importante que até ganhou uma data – o 27 de setembro -, instituído como o Dia Nacional da Doação de Órgãos. O HU-UFSC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e celebrou o Setembro Verde com um encontro entre pacientes e profissionais da assistência na manã desta terça (23/09).

“A doação e os transplantes de órgãos são de grande importância para a sociedade. Não apenas pelas vidas salvas a cada procedimento que é realizado, mas também pelo exemplo de solidariedade que deixam. Não existe transplante sem doação. E não existe doação sem que as famílias sejam tratadas com respeito, empatia e ética. Essa é a grande mensagem que se deixa. Nesse Setembro Verde, pensemos sobre se somos ou não doadores, e cada decisão tomada deve ser comunicada à família. Se você é doador, avise sua família. Se você tem um doador na família, respeite a vontade dele”, disse o médico Joel de Andrade, intensivista do HU-UFSC e coordenador da SC Transplantes, a Central de Transplantes de Santa Catarina.

A médica Telma Erotides da Silva, gastroenterologista do HU-UFSC, reforçou a importância da campanha: “O Setembro Verde não é só uma campanha, mas é um convite à reflexão, para que a gente possa pensar nas pessoas que estão na fila do transplante, aguardando por uma segunda chance. É também uma oportunidade para celebrar a vida daqueles que já receberam o transplante e estão bem, e honrando a vida dos nossos doadores, homenagear aqueles que, mesmo em uma situação difícil, doaram o órgão de um familiar para os pacientes”.

Vozes

O coral Vozes que não se Calam, vinculado à Guarda Municipal de Florianópolis, abrilhantou o evento, com uma apresentação no hall de entrada do HU-UFSC, emocionando a todos os participantes do encontro e também a outros pacientes e usuários do hospital.

O primeiro transplante

Nilson Roberto dos Santos foi o primeiro paciente transplantado no HU-UFSC, em 2011, e esteve presente no evento de celebração. “Eu conheci o HU em 2000, quando tive o problema da hepatite C. E no tempo que foi se decorrendo, e com as circunstâncias da doença, eu fui piorando, até que, mesmo com todo o tratamento, eu chegava a 40 graus de febre. E aí conheci a equipe do transplante. Foi muito rápido: ‘Ah, o senhor vai fazer o transplante aqui’. Fizemos toda a transferência de documentos, de prontuário, e, no dia 25 de novembro de 2011, eu fiz o transplante. Hoje tenho uma vida excepcionalmente maravilhosa”, relatou.

Rede Ebserh 

O HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh desde 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como unidades vinculadas a universidades federais, os hospitais universitários têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais da saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa