Mais uma vez o Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, em Florianópolis, está no evento nacional Primavera dos Museus, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e Ministério da Cultura (MinC), que alcança a 19ª edição com o tema Museus e Mudanças Climáticas. A iniciativa, que defende a urgência das ações coletivas, envolve 731 instituições museológicas brasileiras que acionam 2326 atividades entre 22 e 28 de setembro. A instituição catarinense adere à proposta com quatro ações em torno da exposição “Sintomas do Agora”: um Sábados com Arte – “Floresta do Impossível”; um Instituto Entrevista com o professor Emerson Dionisio Gomes de Oliveira; o lançamento de um vídeo de acessibilidade que atende o compromisso institucional de inclusão – no caso os surdos, contribuindo com os propósitos do Setembro Azul e, por fim, o Instituto Conversa, já realizado no último dia 17.
O Ibram propõe nessa edição abordar a crise climática que, segundo seu informativo, não é mais uma ameaça futura para se tornar uma realidade que redefine paisagens, culturas e modos de vida em todo o planeta. Os efeitos são visíveis com vulnerabilidades no meio ambiente de toda ordem. “Neste contexto, os museus, vistos como espaços de preservação do passado, significação do presente e projeção do futuro surgem como atores importantes no enfrentamento dessas transformações. A 19ª Primavera dos Museus convida a refletir sobre como as instituições podem documentar, pesquisar, educar e intervir nas práticas relacionadas aos impactos ambientais, evidenciando as conexões com a memória, a justiça e a criatividade humana”, sinaliza a instituição.
A curadoria da mostra “Sintomas do Agora”, de Francine Goudel, e a função social da Coleção Collaço Paulo sinalizam a aderência às urgências contemporâneas, em sintonia com o tema do Ibram, ao propor com as representações de 48 artistas uma abordagem da realidade atual, o homem e natureza nas relações de poder e domínio, a crise climática, a cidadania e o multiculturalismo. A exposição fica aberta até 14 de novembro, com entrada gratuita.
Setembro Azul
A questão da justiça almejada pelo Ibram se dá por meio do engajamento nas questões de acessibilidade, com o lançamento do quarto videoguia produzido pelo instituto em favor da inclusão, dando acesso em libras à exposição “Sintomas do Agora”. O trabalho une a arte educadora e intérprete Carolina Rögelin e o videomaker Gustavo Hardt. A produção é da curadora-chefe Francine Goudel. Sem esquecer o Setembro Azul, mês que propõe o adensamento do compromisso inclusivo, pois 23 de setembro é o Dia da Língua de Sinais; 26 – Dia dos Surdos e 30 – Dia Internacional do Tradutor.
Arte e ambientalismo
Conectado ao desejo de valorizar a criatividade humana, o Núcleo Educativo do Instituto Collaço Paulo faz um Sábados com Arte no dia 27 de setembro, entre 14 e 16 horas, aberto e de graça. A proposta “Floresta do Impossível” quer provocar uma reflexão sobre arte e ambientalismo a partir de uma mediação sobre o conceito curatorial. Segue-se com uma atividade prática com o uso de materiais disponibilizados pelo instituto. É necessário inscrição prévia (veja link no serviço) e menores de 14 anos devem estar acompanhados do início ao fim por um responsável. O público-alvo da ação gratuita é voltada às famílias, grupos de amigos, interessados.
A ideia é criar uma floresta que nasce do encontro entre a natureza e a imaginação, partindo de uma saída exploratória na praça em frente ao instituto para recolher materiais como folhas, flores caídas, galhos, sementes, etc. Depois, no Ateliê de Imersão, os elementos devem estimular uma composição artística, possibilitando a construção de uma floresta singular e híbrida.
Instituto Entrevista
O Instituto Entrevista, outro programa do Núcleo Educativo incluído na Primavera dos Museus, a partir do dia 25 ganha relevância com o professor e doutor Emerson Dionisio Gomes de Oliveira, investigador no âmbito da história da arte moderna, popular e contemporânea, da musealização, das coleções e acervos, das narrativas curatoriais e da história das exposições. Historiador da arte, mestre em história da arte e da cultura, doutor em história cultural, autor de livros, organizador de outros tantos, hoje ele atua no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), da Universidade de Brasília (UnB), onde, entre as atividades de pesquisador, edita a revista “Modos. História da Arte”.
Em recente visita a Florianópolis, ministrou uma das aulas do curso “História da Arte: Coleções e Museus”, no Instituto Collaço Paulo, quando viu a mostra “Sintomas do Agora”. Iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV/Udesc), a aula tematizou a “História da Arte Diante das Histórias das Coleções”, contando com a presença do casal de colecionadores. No Instituto Entrevista sobressai a transdisciplinaridade de suas abordagens sobre o papel das instituições, do educativo, das coleções, da memória e da história, da curadoria, das obras, dos artistas, da materialidade das exposições e da comunicação. Cada aula abre um campo de construção de conhecimento sobre o sistema da arte. “A obra e as coleções são capazes de alavancar e mudar narrativas históricas”, diz o professor que marcou a agenda dos 40 anos do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
Instituto Conversa
O Instituto Collaço Paulo antecipou o começo da agenda do Ibram, promovendo no dia 17 de setembro, o programa público Instituto Conversa. A fala “Sintomas da Arte Contemporânea” foi apresentada por Fran Favero, diretora do Museu Nacional da República da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), do Governo do Distrito Federal (GDF), doutoranda da linha de arte e tecnologia do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV), da Universidade de Brasília (UnB), onde vive.
A fala de Favero contextualizou os fluxos e processos acionados na arte contemporânea, em diálogo com a formação e circulação de coleções e acervos públicos e privados. Além de “Sintomas do Agora”, com obras da Coleção Collaço Paulo, ela abarcou também a mostra “Mulheres Artistas: Acervo em Expansão”, com trabalhos dos acervos do Museu Nacional da República, do Memorial dos Povos Indígenas e do Museu de Arte de Brasília.
Apoio cultural
As iniciativas contam com o apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi), o apoio cultural da Ibagy, Corporate Park e Paradigma Cine Arte, e o patrocínio da Prefeitura de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.
Serviço
O quê: 19ª Primavera dos Museus no Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação (quatro ações em relação à mostra “Sintomas do Agora”)
Quando: 17.9. a 27.9.2025
Onde: https://visite.museus.gov.br/instituicoes/instituto-collaco-paulo/
Quanto: gratuito
Serviço
O quê: Instituto Entrevista – Emerson Dioniso Gomes de Oliveira
Quando: 25.9.2025
Onde: https://institutocollacopaulo.com.br/instituto-entrevista/
Quanto: gratuito
Serviço
O quê: Lançamento do vídeo de acessibilidade à mostra “Sintomas do Agora”
Quando: 26.9.2025
Onde: https://www.youtube.com/@institutocollacopaulo
Quanto: gratuito
Serviço
O quê: Sábados com Arte – “Floresta do Impossível”
Quando: 27.9.2025, 14h às 16h
Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC), tel.: (48) 3025-4058
Quanto: gratuito
Público-alvo: famílias, grupos de amigos, interessados. Menores de 14 anos devem estar acompanhados por um responsável
Inscrição prévia no link: https://forms.gle/n5synaw72o1kejSN6
Serviço
O quê: exposição “Sintomas do Agora”, curadoria de Francine Goudel
Quando: até 14.11.2025; seg. a sáb., 13h30 às 18h30
Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC), tel.: (48) 3025-4058
Quanto: gratuito
Saiba Mais
www.institutocollacopaulo.com.br
@institutocollacopaulo
educativo@institutocollacopaulo.com.br
Teaser 2025
Realização
Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação
Apoio
Sesi
Apoio Cultural
Ibagy, Corporate Park e Paradigma Cine Arte
Patrocínio
Esse projeto é totalmente patrocinado pela Prefeitura de Florianópolis, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura nº 3659/91