Hoje é sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALJá está em vigor portaria que restringe uso de celular na rede...
Publicidade

Já está em vigor portaria que restringe uso de celular na rede municipal de São José

Texto foi publicado no DOM (Diário Oficial dos Municípios) e já está valendo desde a última sexta-feira

spot_img

A Secretaria Municipal de Educação de São José publicou uma portaria para regulamentar, no município, a lei federal que restringe o uso de celulares nas escolas. O texto foi divulgado no foi publicado no DOM (Diário Oficial dos Municípios)  e já está em vigor em todas as unidades escolares da cidade desde a última sexta-feira. CLIQUE AQUI

A normativa estabelece a restrição do uso de celulares e dispositivos eletrônicos portáteis não apenas dentro das salas de aula, mas também durante intervalos, recreios e outras atividades escolares.

Para a construção do documento, especialistas, pais e a comunidade escolar foram ouvidos. Segundo a Secretária de Educação, Cláudia Macário, a medida visa aprimorar o ambiente escolar e garantir um aprendizado mais eficiente. “Nosso objetivo é criar um ambiente mais propício ao desenvolvimento dos estudantes, reduzindo distrações e potencializando o uso pedagógico das tecnologias digitais. Essa regulamentação foi construída com diálogo e responsabilidade para atender às necessidades da comunidade escolar”, destacou.

Conforme o texto da portaria, a vedação do uso tem os seguintes objetivos: “favorecer o aprendizado, a convivência e o desenvolvimento integral dos estudantes, minimizar os impactos negativos do uso indiscriminado de dispositivos eletrônicos e potencializar o uso pedagógico consciente das tecnologias digitais”.

Entretanto, há exceções previstas. Os aparelhos poderão ser utilizados quando houver intencionalidade pedagógica, sob a supervisão de professores; em situações de acessibilidade ou inclusão; e para atender a condições de saúde dos estudantes, desde que justificadas por profissionais da área e comunicadas à escola.

A diretriz também orienta que professores e demais profissionais da escola evitem o uso de dispositivos eletrônicos em sala de aula, salvo para fins pedagógicos ou de gestão.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa