A Prefeitura de Florianópolis iniciou nesta segunda-feira (03) a construção do primeiro entreposto de pescados público da cidade. Ele será erguido no bairro do João Paulo, em terreno já nivelado de frente para o mar, na altura do trapiche também construído pela administração municipal, ao final da Servidão Nonô. As obras serão conduzidas pela Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade.
A edificação vai servir para manuseio, armazenagem e venda da pesca local, principalmente, com áreas distintas para cada um desses serviços. Por conta disso, a obra atenderá a uma antiga reivindicação da associação de pescadores do João Paulo, que será diretamente beneficiada, e promete incrementar essa tradicional atividade econômica da região.
Mas os moradores do bairro também podem comemorar essa conquista inédita para a Florianópolis. Afinal, vão poder adquirir produtos resultantes da pesca com qualidade assegurada pela estocagem adequada, próximo de suas residências.
Diante da novidade, o secretário de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Inovação, Juliano Richter Pires, que responde pela área de pesca na Prefeitura, reforça: “Essa obra é um marco importante para a pesca local e para a economia do município. O entreposto vai proporcionar melhores condições para os pescadores e também para a população, que poderá adquirir produtos frescos e de qualidade. É um investimento que vai gerar empregos, renda e desenvolvimento para a região”.
As obras começaram pela execução da fundação de concreto armado do espaço, que terá 290,28 metros quadrados de área total. A construção de alvenaria e estrutura de concreto armado terá esquadrias de alumínio. Já a cobertura será constituída de laje com elementos cerâmicos que, associada à pintura externa branca das telhas comuns de fibrocimento, vai garantir conforto térmico.
Na parte externa, o entreposto terá vagas de estacionamento e algumas áreas verdes com espécies nativas resistentes à beira-mar, uma vez que já encontravam-se no terreno.
As obras civis representam um investimento de R$ 1,9 milhão e têm prazo de um ano para ficarem prontas. Após a conclusão desse trabalho, a Prefeitura ainda vai executar bancadas de inox e granito para manuseio do pescado. No mais, a estruturação do entreposto com refrigeração, balanças e demais equipamentos necessários ao seu funcionamento, ficará a cargo da associação de pescadores, em comum acordo da entidade com a Prefeitura.
Os serviços em andamento estão sendo executados pela empreiteira Litoral Engenharia e Construções Ltda – EPP.