spot_img
Hoje é sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
Publicidadespot_imgspot_img
InícioGERALJoel Pacheco lança nova edição de livro sobre a Ponte Hercílio Luz

Joel Pacheco lança nova edição de livro sobre a Ponte Hercílio Luz

Publicação revisada e ampliada reúne história, depoimentos e mais de 500 fotografias do monumento símbolo de Florianópolis e Santa Catarina

spot_img

 O arquiteto, fotógrafo e programador visual Joel Pacheco lança a segunda edição do livro “Ponte Hercílio Luz – uma Ligação de Amor”, no dia 24 de fevereiro, às 19h, no hall da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis.

Quinto título independente do autor, foi apresentado pela primeira vez em 2021. Agora, a nova versão vem revisada e ampliada, com novos depoimentos, fotografias e sobrecapa, além do selo comemorativo ao centenário do monumento símbolo da Capital e do Estado catarinenses.

A publicação contém aspectos históricos deste marco da engenharia e da arquitetura, maior ponte pênsil do Brasil, que por 49 anos foi a única conexão entre o território continental de Santa Catarina e a Ilha-Capital.

Com texto bilíngue em português e inglês, a obra relata o desejo do então governador Hercílio Luz de construí-la – e sua morte antes de vê-la inaugurada –, a viabilização financeira, projetos e etapas de construção, as interdições e reformas, a reabertura após 37 anos e testemunhos de quem trabalhou nela e viveu perto dela.

Entre as mais de 500 fotografias coloridas e em preto e branco, 130 são inéditas na segunda edição, especialmente, as noturnas. Joel explorou a plasticidade da iluminação cênica, que foi reinstalada em dezembro de 2024, após 10 anos desativada.

Além da própria produção fotográfica do autor, registrada durante mais de 20 anos, o livro traz imagens históricas, encontradas nos arquivos do antigo Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), onde estão os desenhos do projeto original americano (1919); do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina; do Arquivo Histórico de Blumenau (SC); da Casa da Memória de Florianópolis; do arquivo digital do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); do acervo fotográfico do engenheiro fiscal da construção, Felipe Bündgens, cedido por Marco Aurélio Ramos; e outros particulares.

Centenário

 A nova edição de “Ponte Hercílio Luz – uma Ligação de Amor” é comemorativa aos 100 anos do cartão-postal mais conhecido de Florianópolis e Santa Catarina, que se completarão no dia 13 de maio.

São 236 páginas em impressão de alta qualidade, formato quadrado (29cm x 29cm) e capa dura. A arte da nova sobrecapa, criada por Joel, foi inspirada nos rebites característicos da construção: 100 rebites dispostos numa placa cinza (cor atual da ponte), tendo o número 100 vazado no centro, permitindo ver detalhes da Hercílio Luz ao fundo, na foto de capa.

Um código QR impresso na contracapa direciona o leitor, por meio de telefone celular, a um documentário de cerca de 20 minutos no YouTube. O vídeo foi produzido pelo autor a partir de suas pesquisas para o livro, e será exibido no evento de lançamento.

Da tiragem de 3.000 exemplares, 300 serão doados a escolas e bibliotecas públicas de Florianópolis, Santa Catarina e outros Estados, em contrapartida ao patrocínio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), que contou com o apoio das empresas Orsitec, Casan, Engie, Fort Atacadista e Quantum Engenharia.

Na noite de autógrafos, Joel abrirá uma mostra de 24 fotos em preto e branco, de diferentes ângulos da Hercílio Luz, feitas por ele mesmo e que integram o livro. Além disso, será montado um espaço com texto e iconografia sobre a ponte em painel plotado, maquete da construção e rebites antigos. A exposição permanecerá até o dia 27 de fevereiro, na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho, também na Assembleia.

Joel Pacheco

Pesquisador da paisagem, da etnografia e da cultura popular da Ilha de Santa Catarina, Joel nasceu em Florianópolis. Parte de sua infância se passou numa casa à beira-mar, nas proximidades do Forte Santana, sob a cabeceira insular da ponte Hercílio Luz, onde a família morava.

Sua obra mais recente resulta não só da admiração que nutre, enquanto profissional de arquitetura e urbanismo, por aquela estrutura gigantesca de ferro, mas também da própria história de vida, repleta de memórias que construíram uma ligação de amor entre ele e o monumento.

“Meu maior desejo é que tenhamos, em breve, um museu dedicado à ponte, contando sua história e a de Hercílio Luz. Proponho que seja ocupada a edificação que serviu como o primeiro escritório da obra, no Estreito, que resiste até hoje”, sugere o autor.

Joel assina outros quatro títulos sobre Florianópolis e o arquipélago dos Açores (Portugal), é autor e coautor de projetos e pesquisas vinculadas ao patrimônio cultural em Florianópolis e nos Açores e de diversos projetos gráficos. Tem realizado várias exposições fotográficas e publicou diversas séries de imagens em livros, revistas, cartões postais e telefônicos no Brasil, Portugal e Canadá.

Serviço

O quê: lançamento da segunda edição do livro, exibição do vídeo e exposição fotográfica “Ponte Hercílio Luz – uma Ligação de Amor”, do arquiteto, fotógrafo e programador visual Joel Pacheco.

Quando: 24/2/2026, terça-feira, às 19h.

Onde: hall da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, Centro, Florianópolis.

Quanto: R$ 100 o exemplar do livro (preço promocional).

spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa