A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) recebeu a conclusão do Laudo Técnico de engenharia especializada em perícia, realizado no Reservatório Irineu Comelli 3, localizado em São José. O resultado garante tranquilidade e segurança para a comunidade e aos responsáveis pela infraestrutura, sendo categórico em afirmar que “não há risco de ruptura do reservatório”.
O estudo minucioso utilizou diversas técnicas de engenharia, incluindo pacometria, esclerometria, extração de testemunhos, aberturas de inspeções e ensaios de aspersão de fenolftaleína, para avaliar a solidez da estrutura do reservatório.
O laudo concluiu que todas as condições de projeto e execução dos elementos estruturais, tanto de paredes quanto de lajes, foram verificadas e se mostraram adequadas. As armaduras projetadas estão perfeitamente aptas a suportar os esforços previstos para o reservatório, sem a presença de erros de execução significativos. As armaduras e geometrias seguem rigorosamente o planejado, garantindo que a resistência do concreto encontrada é, inclusive, superior à projetada. Este fator adicional confere ainda mais segurança e solidez à estrutura.
Pontos de Melhoria Identificados
Durante a análise, foram identificados pontos de melhoria que podem contribuir para a durabilidade prolongada da estrutura ao longo de sua vida útil. Entre as sugestões, estão ajustes no cobrimento da armadura de alguns pontos, o tratamento da fissura existente que trouxe a preocupação e a reimpermeabilização interna da unidade.
O relatório destaca que essas recomendações visam garantir apenas a longevidade da estrutura, embora reforce que a estrutura atual está sólida e não apresenta risco de ruptura.
Neste sentido, a Companhia informa que o laudo já foi encaminhado ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e que iniciará, imediatamente, a contratação para implementação dos pontos de melhoria. Durante esse período, o reservatório permanecerá fora de operação até a conclusão total dos ajustes, garantindo à comunidade, que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para assegurar a qualidade e a confiabilidade de suas operações.
A CASAN reforça o seu compromisso contínuo com a segurança e a excelência de suas estruturas, e que todos os esforços estão direcionados para que o Reservatório Irineu Comelli 3 atenda os padrões de qualidade. Segundo o diretor de Operação e Expansão, Pedro Joel Horstmann, “a conclusão do laudo técnico fortalece nossa confiança na segurança do Reservatório, estando alinhado com as observações já feitas por técnicos da CASAN e validando as inspeções anteriores da Defesa Civil de São José e dos engenheiros do MPSC, reafirmando nosso compromisso com a integridade estrutural e a segurança dos serviços prestados à comunidade”.