Hoje é quarta-feira, 11 de dezembro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioDESTAQUELivro-performance que “destruiu” obra de escritor renomado será lançado em Florianópolis em...

Livro-performance que “destruiu” obra de escritor renomado será lançado em Florianópolis em dezembro

Título de escrita experimental apaga e arranca páginas de livro de autor brasileiro premiado, João Gilberto Noll

spot_img

A Livraria Livros & Livros recebe nesta sexta-feira (13), às 17h, o lançamento do romance performático João (Telaranha, 2024), de autoria do artista transdisciplinar e professor de língua francesa Ronie Rodrigues. O evento contará com uma leitura performativa do escritor, assim como com a participação da artista Roberta Fofonka e a mediação de Anderson Carmo.

João surgiu do processo de apagamento do livro Harmada (Francis, 2003), do escritor brasileiro premiado João Gilberto Noll. Em um experimento de escrita, Rodrigues se dedicou a apagar, com um corretivo, as palavras do livro de um de seus autores preferidos, poupando algumas que, após terem suas páginas arrancadas e trocadas de lugar, formariam um novo romance. A ideia era se desafiar a escrever sem adicionar nenhuma palavra ao texto, apenas retirar.

O livro Harmada, escolhido como matéria-prima do experimento, está no ranking dos 100 livros essenciais da literatura brasileira da revista Bravo! e foi adaptado para o cinema em 2003, sob a direção de Maurice Capovilla. O autor, João Gilberto Noll, recebeu uma série de prêmios literários, como o Prêmio ABL de Ficção romance teatro e conto, o Prêmio Associação Paulista dos Críticos de Arte, além de sete Jabutis.

Segundo Rodrigues, a escolha da obra não foi totalmente consciente, mas aconteceu principalmente pelo apreço que o autor curitibano possuía pela escrita de Noll. “Eu sabia que, de alguma maneira, a escrita dele me provocaria”, afirmou o artista em entrevista ao jornal Cândido.

O processo de destruição e criação seguiu padrões criados por Rodrigues: não podia inserir palavras, nem sinais, apenas eliminar; e não podia apagar o nome João. Dessa forma, Gilberto Noll foi apagado para dar lugar a João, romance assombrado pelo fantasma de violência, erotismo e ternura característicos da escrita de Noll.

O resultado foi uma “captura dos vagalumes do texto. O trabalho do apagamento que faz ver o que passava despercebido”, comenta a escritora, filósofa, professora e artista Marcia Tiburi, que contribuiu com o projeto realizando leituras e comentários durante o processo de produção do livro.

O livro de Rodrigues está viajando por capitais brasileiras para divulgar seu lançamento, tendo já passado por São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, com a participação de nomes da literatura como a própria Marcia Tiburi, a finalista do Prêmio Jabuti, Aline Bei, e o escritor e pesquisador Leonardo Villa-Forte.

Serviço

Lançamento de João, de Ronie Rodrigues + bate-papo com Roberta Fofonka e mediação de Anderson Carmo

Quando: sexta-feira, 13 de dezembro

Horário: 17h

Onde: Livraria Livros & Livros (UFSC – CENTRO DE CULTURA E EVENTOS – R. Eng. Agronômico Andrei Cristian Ferreira, 570 – Florianópolis | SC)

Entrada gratuita

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa