Santa Catarina pulsa cultura, criatividade e inovação. Para promover políticas públicas e fomentar novos negócios criativos, a MAF Economia Criativa abre inscrições para a 6ª edição do curso gratuito “Capacitação em Economia Criativa com foco na Elaboração de Projetos Culturais”. A oportunidade, que será realizada de 8 de julho a 2 de agosto, em Florianópolis, é ideal para quem quer fomentar e fortalecer o cenário cultural do estado. As inscrições estão abertas na plataforma Sympla e vão até 5 de julho.
A capacitação faz parte da estratégia da MAF de impulsionar a cultura como vetor de desenvolvimento sustentável, em sintonia com os 17 Objetivos da Agenda 2030 da ONU. Como destaca Michel França, gestor da empresa, “cultura é economia, política pública, direito. Queremos instrumentalizar quem faz cultura para ampliar seu impacto e protagonismo na sociedade”, observa.
A atividade é destinada a pessoas que tenham interesse em tornar esse mercado cada vez mais relevante. Artistas, produtores culturais, empreendedores da economia criativa, representantes de empresas interessadas em investir em cultura e agentes de mudança da comunidade estão entre o público-alvo do curso. Serão seis encontros, sendo dois online e quatro presenciais (em diferentes locais e horários) com conteúdo teórico e prático voltado à criação, gestão e execução de projetos culturais com impacto social, econômico e territorial.
Os encontros serão ministrados pela equipe da MAF, formada por Michel, citado acima, Lívia de Pelegrin, analista de projetos, e Joana Mafra, assistente de projetos. Cada um vai ministrar a própria oficina, mas também estarão juntos na parte mais prática do curso. A programação inclui temas como: conceitos da Economia Criativa; leis, editais e captação de recursos; elaboração, gestão, produção e prestação de contas de projetos culturais; desenvolvimento da estrutura do projeto; e acessibilidade, dentre outros assuntos relacionados à arte, cultura e inovação.
“A economia criativa representa uma das maiores forças de transformação do nosso tempo. Capacitar quem atua nessa área é garantir que mais pessoas possam acessar oportunidades reais de trabalho, inovação e impacto social”, reforça Joana. Lívia, por sua vez, complementa que nesta edição, a ideia é chamar mais atenção dos profissionais que atuam em Santa Catarina. “Foi pensando em impactar mais quem atua localmente, é que decidimos fazer os encontros presenciais em diferentes locais e horários, com o objetivo de democratizar o acesso em regiões diversas de Florianópolis”, explica.
As inscrições para o curso gratuito “Capacitação em Economia Criativa com foco na Elaboração de Projetos Culturais”, podem ser feitas até o dia 5 de julho, pela plataforma Sympla. A proposta é executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc. Realização e produção executiva MAF Economia Criativa.
Sobre os palestrantes do curso:
Michel França: formado em Ciências Sociais, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com especialização em elaboração de projetos culturais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), atua como empreendedor criativo, desenvolvendo projetos culturais, artísticos e de inovação, da pré-produção à pós-produção. Especializado na elaboração, produção executiva e gestão cultural de projetos, além de captação de recursos via editais públicos, privados e leis de incentivo à cultura. Destacando-se principalmente no desenvolvimento de projetos vinculados à música, artes visuais, literatura, patrimônio cultural e inovação.
Lívia de Pelegrin: natural de Brasília (DF), Gestora Cultural pelo NECCULT UFRGS, graduanda em Museologia pela UFSC e, atualmente, conselheira gestora da Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina. Atua como analista de projetos culturais na MAF Economia Criativa. Realiza exposições desde 2019, trabalha com curadoria, mediação cultural, foco em comunicação (social media), manutenção de acervos, documentação e conservação, gestão de projetos culturais e desenvolvimento de ações educativas.
Joana Mafra: artista, produtora cultural e graduanda em Museologia pela UFSC, com trajetória focada no desenvolvimento de pesquisas e projetos nas áreas da música, patrimônio imaterial e cultural. Possui formação técnica em Turismo com ênfase em logística de eventos pelo Instituto Federal Catarinense. Atua como assistente de projetos na MAF Economia Criativa, onde contribui diretamente na elaboração, inscrição e gestão de projetos. Como artista e pesquisadora, articula sua prática com coletivos e grupos musicais, desenvolvendo experiências que atravessam a criação artística, a produção cultural e o letramento em saberes originários.
SERVIÇO
Curso: Capacitação em Economia Criativa com foco na Elaboração de Projetos Culturais
Quando:
– Online: 8 e 10 de julho, às 19h
– Presencial: 16/07, às 18h | 26/07, às 10h | 29/07, às 18h | 02/08, às 10h
Onde: Florianópolis (locais e horários diversos, com escolha no ato da inscrição)