Até o momento, a 25ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe Influenza já imunizou mais de 15 mil pessoas, em São José. O que representa um aumento de mais de 600 % comparado à primeira semana de Campanha (2,5 mil).
Apesar do aumento expressivo, os profissionais da saúde informam que a procura ainda está baixa pelos grupos gestantes, crianças e profissionais de saúde. De tal forma, a orientação é que as pessoas procurem a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para receber o imunizante.
A Campanha iniciou dia 10 de abril e segue até dia 31 de maio. Diferente dos anos anteriores, a edição de 2023 está contemplando todos os públicos elegíveis de uma só vez, ou seja, não há escalonamento (divisão de grupos prioritários). A iniciativa facilita o acesso ao imunizante, garantindo a proteção da população de forma mais rápida. A meta é imunizar 90% de cada um dos grupos. Para receber a vacina, é importante levar junto a carteira de vacinação.
A Influenza é uma gripe aguda do sistema respiratório, que tem três tipos: A são encontrados em várias espécies de animais, além dos seres humanos, como suínos, cavalos, mamíferos marinhos e aves; B- infectam exclusivamente os seres humanos e C- infectam humanos e suínos.
Grupos elegíveis
Um dos diferenciais desta edição da campanha é a vacina foi liberada pelo Ministério da Saúde para todos os grupos “elegíveis”, sem precisar aguardar uma divisão de grupos. Os grupos elegíveis são crianças de seis meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; trabalhadores da saúde; idosos com 60 anos e mais; professores das escolas públicas e privadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.