A Camerata Florianópolis estará no palco do Teatro Ademir Rosa (CIC) nesta sexta-feira (8) para apresentar um concerto clássico, com obras de Beethoven, Mozart e Rossini. Sob regência do maestro Jeferson Della Rocca, a orquestra se apresentará às 20h30, ao lado de Marcelo Thys, premiado pianista manezinho, radicado no Canadá há cerca de 15 anos. Os ingressos para o espetáculo já estão esgotados.
Thys, que será solista neste concerto, é detentor de mais de 40 prêmios em concursos de piano e música de câmara e foi saudado pelo compositor e integrante da Academia Brasileira de Música, Ronaldo Miranda, como “um dos mais talentosos pianistas jovens de que o Brasil dispõe”. Entre seus prêmios, conquistou o segundo lugar no 6º Concurso Internacional de Sakai, realizado em Osaka (Japão). Segundo as palavras do júri, chamou a atenção pela “musicalidade inata e pianismo arrojado”.
O programa que será apresentado nesta sexta reúne a Sinfonia Nº 7 em lá maior, Op. 92 de Ludwig van Beethoven, o Concerto Nº 21 para piano e orquestra, K 467, de Wolfgang Amadeus Mozart e a abertura da ópera “O Barbeiro de Sevilha”, de Gioachino Rossini.
Com produção executiva de Maria Elita Pereira, o concerto é viabilizado via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Engie.
SOBRE O SOLISTA MARCELO THYS
Natural de Florianópolis, iniciou seus estudos com Álvaro Guimarães e foi discípulo de Luiz Senise, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Mestre pela UNIRIO e Doutor em “Piano Performance”, pela Mcgill University, em Montreal, Canadá, sob tutela de Kyoko Hashimoto. Desenvolve intenso trabalho como docente, atuando tanto na área do aperfeiçoamento quanto da pedagogia infantil, lecionando em universidades como UFRJ, Universidade Federal Fluminense (UFF) e McGill University e McGill Conservatory, onde foi chefe da Área do Método Suzuki.
Foi convidado a ministrar cursos e masterclasses e ser júri de concursos em diversos países, como Brasil, Portugal, Canadá, Japão e China. Lançou seu CD, produzido pela Littlestar Copyright do Japão, a convite da qual realizou turnê, apresentando-se nas mais prestigiosas salas de concerto daquele país. Foi solista de diversas orquestras, a citar a Osaka Chamber Orchestra, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, ORSEM, OSPM/UFJF, OSCBM e Camerata Florianópolis.
SERVIÇO
O QUÊ? Camerata Florianópolis apresenta concerto clássico ao lado do pianista Marcelo Thys
QUANDO? 8 de agosto de 2025, às 20h30
ONDE? Teatro Ademir Rosa (CIC) – Florianópolis
INGRESSOS? ESGOTADOS