Filipe é o governador na campanha Topázio
Informação dos bastidores políticos da Capital de que o governador Jorginho Mello entrou de cabeça na reeleição do prefeito Topázio Neto (PSD). São vários os sinais, mas o maior é o encaminhamento para que seu filho, o advogado Filipe Mello faça a coordenação geral da campanha do prefeito.
A coligação PL e PSD da Capital é uma anomalia política. Vai contra todo o tiroteio que as duas forças políticas vêm fazendo em nível de Estado. Porém, está consolidada, muito bem costurada, restando apenas a oficialização, que ocorrerá nas convenções partidárias de ambos os partidos no próximo sábado (27), no CentroSul.
Com a saída do União Brasil do ex-prefeito Gean Loureiro, o espaço de fiel escudeiro de Topázio é assumido de fato pelos liberais. Com Filipe no jogo o sinal é de que as duas máquinas públicas (Estado e Municipal) estarão lado a lado para reeleger o atual prefeito da Capital. Não vai faltar estrutura, máquina pública, cargos comissionados e força de toda ordem para evitar que Dário e Gean voltem ao tabuleiro político.
Revanchismo
Para Filipe esse novo desafio terá um caráter revanchista com o ex-prefeito Gean Loureiro. Muitos se lembram da forma como ele foi tocado do governo do ex-prefeito, praticamente pela porta dos fundos. Quer dar o troco, nas urnas.
Já estamos em 2026
Essa eleição na Capital está se desenhando como uma das mais pesadas dos últimos tempos. Se com Gean Loreiro – a última eleição foi praticamente homologatória – essa tem tudo para um desfecho com segundo turno e muita emoção até o fim.
Forças duelam em praça pública com olhar para 2026. O governador Jorginho Mello não quer a volta de Dário Berger, que representa uma bagunçada no tabuleiro. Apoiadores de Dário entendem que não podem entregar a prefeitura da Capital de mão beijada para o PL (que já vai fazer a maior parte dos grandes municípios do Estado).
O eleitor estará votando no futuro prefeito, mas, nos bastidores, o olhar está na cadeira do governador em 2026. O componente da reeleição do governador sendo antecipado hoje é bom para o prefeito Topázio, que amplia seu apoio.
A vice ideal
Mais um sinal de que a parceria entre PSD e PL em Florianópolis está mais que consolidada é a movimentação dentro do PL para a indicação da vereadora Maryanne Mattos, como vice na chapa do prefeito Topázio. Caso Topázio se reeleja e renuncie em 2026 para concorrer a um outro cargo, o que é muito provável, será ela, que é de extrema confiança do governador, que vai assumir a prefeitura para devolver o apoio dado hoje.
A vice ideal (II)
A decisão pelo nome da vereadora Maryanne Mattos foi anunciada pelo governador nesta manhã de segunda-feira (22), encerrando a novela do vice do Topázio. “Ser indicada para vice-prefeita na pré-candidatura ao lado do Topázio em Florianópolis é uma emoção indescritível! Os desafios e a empolgação que esse novo capítulo traz são imensos! Minha jornada na política, meu trabalho pela cidade, meu compromisso com a segurança pública e com a transparência no serviço público serão pilares fundamentais nesse novo projeto político que se inicia. Agradeço de todo coração pela confiança depositada em mim. Estou comprometida e preparada para encarar esta missão com determinação, ética e transparência”, disse a vereadora.
A costura
Toda essa movimentação do PL e de seu líder maior neste final e início de semana só compra uma coisa mas que óbvia: na Austrália Topázio já pertence ao PL. Vários interlocutores falam nos bastidores que o prefeito, caso reeleito, será convidado a filiar-se ao PL após as eleições com o apoio do governador para se candidatar a deputado estadual ou federal. Para Jorginho a parceria é perfeita: a prefeitura fica com alguém de sua extrema confiança e teria um baita cabo eleitoral para buscar sua reeleição.
COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber notícias no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9
Pedrão tem vitória na Justiça
A secretária municipal de saúde de Florianópolis, Cristina Pires Pauluci entrou com uma ação de indenização por dano moral contra o pré-candidato a prefeito de Florianópolis, Pedrão Silvestre. O processo seria referente a uma live de denúncia na rede social de Pedrão em que ele contesta o processo licitatório para castração de animais pela prefeitura. Além da indenização, a secretária solicitou a retirada da publicação das redes sociais do pré-candidato.
Pedrão ressalta que vai continuar cobrando explicações e expondo irregularidades e que a situação é uma forma de tentar intimidar quem mostra a realidade. “É um absurdo mover o poder judiciário para calar uma denúncia em relação ao bem estar animal, sendo que a cidade segue sem castração animal há 3 anos.”
A 6ª Vara Cível da Comarca da Capital, indeferiu o pedido condenando a secretária a pagar as custas processuais, por falta de causa. “Trata de condutas praticadas pelo órgão da prefeitura, puramente, no exercício da sua atividade administrativa. Se há, abstratamente, ofensa, não é à pessoa da autora. Diferentemente do que alega a autora, sequer o réu menciona seu nome nos vídeos.”
Convenção do PL São José
A convenção do Partido Liberal de São José está marcada para esta quarta-feira (24), às 19h22min, no Golden Hotel. É grande a expectativa para o evento, que deve contar com a presença do governador Jorginho Mello, de lideranças do PL e dos partidos aliados, para a homologação do nome da pré-candidata Adeliana Dal Pont para concorrer à Prefeitura Municipal e da relação dos candidatos a vereador.
COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber notícias no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9