O Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está recebendo desde sábado, 6, a exposição “Mulheres à Beira de um Ataque de Artes II”. O evento, idealizado pela jornalista, galerista e curadora Regina Nobrez Tartaglia e com curadoria de Marcia Marschhausen, do Coletivo BB Artes Visuais, reúne 40 artistas mulheres do Brasil e do mundo para discutir questões como diversidade e preservação ambiental.
Com o protagonismo de mulheres de etnias e culturas de todo o mundo, a exposição conta com pinturas, esculturas, instalações, lançamentos de arte e performances de moda. Esta é a segunda edição da mostra, que fica em exibição no Mesc até 31 de julho, com visitação gratuita e aberta das 16h às 19h. O museu está localizado no Centro de Florianópolis.
Além da exposição permanente, foi organizado um calendário de rodas de conversa e palestras com personalidades da arte catarinense, nomeado de “eventos colaterais”, com discussões sobre saúde, esporte, bem-estar feminino, dança, psicologia, empoderamento e danças japonesas imigradas.
O primeiro evento colateral será o desfile “Intervenção de Moda Contemporânea”, organizado pela professora de Moda da Udesc, Amanda Queiroz Campos, que abre a exposição, às 16h do dia 6, no hall de entrada do Mesc. “Vamos apresentar os looks que fizeram parte do concurso Dragon Fashion de nossos alunos sob orientação do professor Lucas da Rosa e outros looks do acervo da Udesc, da coleção de formatura de alunos egressos ”, explica Amanda.
Para conferir a programação completa dos eventos colaterais, acesse o Instagram do Coletivo BB Artes Visuais.
Sobre a exposição
A primeira edição da exposição “Mulheres à Beira de um Ataque de Artes” foi realizada em 2023, no Rio de Janeiro. A idealizadora, Regina Nobrez Tartaglia, explica que a ideia da exposição nasceu da sua experiência artística, tendo trabalhado com diversos artistas catarinenses no Brasil e internacionalmente. “Resolvi criar algo para comemorar a arte feminina e seu poder de atuação”, afirma.
Natural do Rio de Janeiro, ela conta que a escolha por realizar a segunda edição em Florianópolis tem relação com seu envolvimento emocional e profissional com a cidade. “Fui a primeira repórter de Florianópolis na TV Cultura”, diz.
Como galerista, Regina realiza exposições internacionalmente há 45 anos e, por meio da sua galeria, deu visibilidade mundial à arte brasileira. Seu trabalho foi reconhecido pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), com o título de Embaixadora Honoris Causa das Artes.
Serviço:
O quê: Exposição “Mulheres à Beira de um Ataque de Artes II”;
Quando: De 06 a 31 de julho, com visitação gratuita das 16h às 19h;
Onde: Museu da Escola Catarinense (Mesc) – Rua Saldanha Marinho, 196 – Centro, Florianópolis/SC;
Quanto: Gratuito e aberto ao público.