Uma representação única da chegada de Jesus Cristo ocorre no Largo da Catedral Metropolitana de Florianópolis. A anunciação terá sua maior parte representada pelos movimentos do ballet, numa releitura contemporânea dos ritos do nascimento do menino Jesus. O Auto de Natal de Florianópolis acontece nesta terça-feira, dia 19 de dezembro, a partir das 20 horas. Sem falas, toda a força da encenação será através do gestual dos atores e bailarinos, com trilhas sonoras especialmente selecionadas para a cerimônia da Anunciação.
“Esse é um momento muito importante de representação e identificação da fé”, diz Topázio Neto, prefeito de Florianópolis. “Estamos empolgados com essa apresentação tão única e inovadora da história já conhecida de Jesus, os artistas da nossa cidade são realmente exemplares. Essa é mais uma oportunidade da gente levar essa energia do natal para as famílias”.
Segundo a diretora artística, Barbara Rey, será uma versão condensada dos eventos em torno do nascimento de Jesus com coro, barítono e soprano, elenco de bailarinos e atores. Começa com a apresentação do coro e solistas e prossegue até o momento da Anunciação do Anjo Gabriel à Maria. Durante a caminhada de Maria e José até Belém, o Anjo Gabriel aparece para os pastores anunciando a chegada do filho de Deus, ao mesmo tempo que como estrela guia, mostra o caminho aos três Reis Magos. O roteiro segue as passagens bíblicas até finalizar com todo o elenco numa cena do Presépio, acompanhado de coro e solistas, com Maria apresentando o menino Jesus aos fiéis e os Reis Magos trazendo os presentes, encerrando ao som dos cantores.
Seguindo a tradição do Natal, quem chega é o Papai Noel, que ocupa espaço junto aos personagens da anunciação de Jesus para saudar o público ao som de canções natalinas. “Queremos fazer a representação da Anunciação sem textos, apenas através de interpretação com mímicas, mas de fácil entendimento. Com a ajuda de músicas de bastante impacto e luz especial, é possível despertar as sensações e emoções do público, com arte e sem perder de vista as simbologias do Natal”, completa Barbara Rey.
Os figurinos do Auto de Natal foram especialmente criados pelo estilista e figurinista, José Alfredo Beirão Filho, o Beirão. O evento é uma realização da Ato Cênico Produções e produção geral da Orth Produções. O projeto foi viabilizado através do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), através da Fundação Catarinense de Cultura e do Governo do Estado de Santa Catarina. E tem como Incentivadores as empresas Koerich e Brasil Atacadista. Apoio da CDL Florianópolis e Prefeitura Municipal de Florianópolis.