Com 22 anos de trajetória dedicados à Educação, o mineiro Weber Campos de Souza se consolidou como uma das principais referências pedagógicas da Grande Florianópolis. Há oito anos atuando no Colégio Salvatoriano Fátima, do bairro Estreito, ele atua de forma interdisciplinar e inovadora, promovendo experiências significativas de aprendizagem para turmas que vão do 6º ano do Ensino Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio.
Graduado na área de Humanas, Weber defende que uma formação ampla e sólida é essencial para conectar saberes e realidades de maneira transdisciplinar, estimulando o pensamento crítico e o protagonismo dos estudantes. Essa visão fundamenta os projetos extracurriculares que marcam a história recente do colégio.
600 MEDALHAS
Entre as iniciativas lideradas por Weber, destaca-se a Turma Olímpica, criada em 2020 e responsável por transformar a participação do Fátima em olimpíadas do conhecimento. Em 2025, o grupo já ultrapassou a marca de 600 medalhas, além de representar o Brasil em quatro edições da Olimpíada Internacional Quanta, na Índia, conquistando premiações internacionais em três anos consecutivos.
A Turma também foi finalista três vezes na Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), da Unicamp, e recebeu o Prêmio Boas Práticas Inicie, reconhecimento nacional pelo impacto pedagógico do projeto.
COM A PROIBIÇÃO DOS CELULARES…
Outro destaque é “O Meu Recreio é Show”, iniciativa criada este ano depois da proibição dos celulares, que transforma os intervalos em momentos de convivência, cultura e alegria. Por meio de apresentações artísticas e musicais, o projeto reforça o papel da escola como espaço de integração e pertencimento.
Além da atuação pedagógica, Weber é um entusiasta da educação ambiental. Participa ativamente do Programa Lixo Zero e é um dos idealizadores do meliponário escolar do Fátima, projeto inédito em instituições de ensino de Florianópolis, que incentiva o cuidado com a natureza e a preservação das abelhas nativas.
Atualmente, o professor conclui o mestrado em Educação pela Universidade do Uruguai, pesquisando a construção da noção de pertencimento e território nos discursos de professores de História do Brasil e do Uruguai.
Para a Direção do Colégio, a trajetória de Weber reflete o compromisso institucional com uma educação integrada, que une ciência, cultura, fé e inovação.