A comunidade dos Ingleses começa a receber uma das obras mais aguardadas dos últimos anos. Foram iniciados os trabalhos de pavimentação, drenagem e revitalização da Avenida Internacional, um projeto fundamental para melhorar a mobilidade, reduzir os alagamentos e valorizar ainda mais a região.
A execução só foi possível graças ao cadastro do projeto realizado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura junto ao Ministério das Cidades, e à intervenção do Deputado Federal Valdir Cobalchini, que articulou a liberação dos recursos federais necessários para tirar a obra do papel.
Para o vereador e presidente da Câmara Municipal de Florianópolis, João Cobalchini, o início desta obra representa um marco para a região: “É uma conquista que mostra a importância do trabalho em conjunto. Prefeitura, Ministério das Cidades e o Deputado Valdir Cobalchini se uniram para que a comunidade dos Ingleses recebesse essa melhoria tão esperada”.
As obras, além de trazerem mais qualidade de vida para os moradores, também vão impulsionar o turismo e o desenvolvimento econômico no Norte da Ilha.
SAIBA MAIS:
A Avenida Lions Internacional, cujo trânsito funciona em mão dupla, é uma via de ligação alternativa em direção ao canto norte do balneário, que facilita o acesso a várias ruas e servidões, e por isso de importância semelhante à Rua do Marisco e à Rua das Gaivotas. Atualmente, ela tem 506,72 metros de extensão (indo até a Rua Luiz Elias Daux) e, após a ampliação, chegará à 700 metros, até a Rua dos Lordes.
O trecho existente que será revitalizado começa com pavimentado asfáltico e termina em chão batido. Os trabalhos, portanto, prevêem a recuperação do sistema de drenagem já no local e a implantação do que falta dessa estrutura de escoamento de água da chuva; o recapeamento e novo asfaltamento; a readequação dos passeios (calçadas) pontuais em ambos os lados da via, e a introdução de ciclovia bidirecional contínua. Cabe informar que a Avenida Lions Internacional tem pista mista, no caso, pista simples seguida de pista dupla separadas por canteiro. A pista é simples nos 130 metros iniciais da via por não haver espaço para alargamento da estrada, razão pela qual neste trecho a ciclovia será compartilhada com o passeio nos dois lados da avenida. Já na parte de pista dupla, a ciclovia ficará no canto direito da pista de rolamento em si.
Dos novos cerca de 193 metros de estrada a serem implantados, os 93 metros iniciais ainda terão pista dupla, e os outros 100 metros, pista simples. Para isso, o trecho será limpo e terraplanado e, na sequência, construída a infraestrutura de drenagem necessária e preparada a pista de rolamento, a qual terá pavimento asfáltico tal como a parte a ser revitalizada. Ainda será dada continuidade aos passeios, à ciclovia e ao canteiro, e implantadas baias de estacionamento no canto esquerdo da pista de rolamento.
O investimento é de R$ 2.859.995,00, e a sua execução ficará a cargo da empreiteira Britagem Vogelsanger Ltda. pelos próximos seis meses. A expectativa, a depender das condições climáticas, é que no período da alta temporada esteja faltando apenas concluir os passeios do novo trecho da Avenida Lions Internacional, que é de menor fluxo de trânsito.