spot_img
Hoje é sábado, 9 de agosto de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALOficinas participativas discutem novo Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Oficinas participativas discutem novo Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Primeira revisão do plano contará com escuta ativa da população e construção coletiva de metas

spot_img

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, está realizando uma série de oficinas participativas para discutir a primeira revisão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). As oficinas são gratuitas e abertas ao público interessado. A primeira oficina acontece no dia 19 de agosto, às 14h no Jardim Botânico de Florianópolis, na Casa Glauco Olinger (Rodovia Admar Gonzaga, 742 – Itacorubi).

O PMGIRS vigente foi instituído pelo Decreto Municipal nº 17.910, de 22 de agosto de 2017. A atualização atende requisitos legais e busca adequar as metas à realidade local, considerando novas legislações e a experiência acumulada.

Cada oficina pretende incluir os atores sociais nessa construção e desenvolver um plano que compreenda as necessidades do município e dos munícipes. “A revisão do novo plano só faz sentido com o envolvimento da população. Essas oficinas são uma oportunidade de ouvir quem vive a cidade e aprimorar a gestão dos resíduos de forma colaborativa e eficiente”, afirma Alexandre Waltrick, secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Entre os temas discutidos, estão as estratégias para ampliar o desvio de resíduos orgânicos e recicláveis do aterro sanitário. As propostas envolvem a expansão da coleta porta a porta em diferentes regiões da cidade, a criação de novos pátios de compostagem, o escoamento adequado do composto e da poda triturada, a mecanização e estruturação dos processos de triagem e a ampliação da coleta seletiva com novos modelos.

Também estão em pauta ações voltadas à responsabilidade compartilhada, como a adesão de restaurantes e hotéis à coleta de orgânicos, a redução do uso de plásticos descartáveis de uso único e o fortalecimento da logística reversa, incluindo pontos de entrega voluntária (PEVs) para roupas, pilhas, eletrônicos e outros resíduos. As oficinas preveem a articulação com os agentes da limpeza urbana para valorizar os resíduos gerados nessas atividades e definir ações conjuntas.

O plano busca ainda mapear e integrar iniciativas independentes de educação ambiental, estimular negócios sustentáveis, tornar os eventos públicos mais responsáveis do ponto de vista ambiental e combater o desperdício de alimentos por meio da criação de bancos e rotas de distribuição. As oficinas também discutirão os desafios operacionais, especialmente em áreas com limitações de acesso ou falta de espaço, além da política de resíduos da construção civil (RCC) e possíveis modelos de cobrança para os serviços prestados, considerando a sustentabilidade econômico-financeira do sistema e a melhoria dos serviços de limpeza na cidade.

Programação

19/08 – 14h às 17h | Valorização dos resíduos orgânicos
20/08 – 14h às 17h | Cadeia de recicláveis secos e inclusão dos catadores

26/08 – 14h às 17h | Gerenciamento de resíduos equiparados aos resíduos domiciliares no comércio e na prestação de serviço
27/08 – 14h às 17h | Educação Ambiental e Redução da geração e do desperdício, reutilização e novos negócios em economia circular

02/09 – 14h às 17h | Gerenciamento de resíduos em áreas críticas e de interesse social
03/09 – 14h às 17h | Resíduos Volumosos e de Construção Civil

09/09 – 14h às 17h | Sustentabilidade financeira e cobrança dos serviços de manejo dos resíduos
10/09 – 14h às 17h | Limpeza Urbana

Local: Jardim Botânico de Florianópolis – Casa Glauco Olinger
Rodovia Admar Gonzaga, 742 – Itacorubi

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa