spot_img
Hoje é segunda-feira, 4 de agosto de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioNOTÍCIAOperação Fio Desencapado fechou 10 estabelecimentos no 1º semestre

Operação Fio Desencapado fechou 10 estabelecimentos no 1º semestre

A força-tarefa apreendeu mais de 7 toneladas de cobre furtado e conduziu 15 pessoas à delegacia por receptação

spot_img

Mais de 7,5 toneladas de cobre apreendidas, 15 pessoas conduzidas por receptação, 10 estabelecimentos interditados e três armas de fogo retiradas de circulação. Esses foram alguns dos resultados apresentados pela Prefeitura de Florianópolis nesta segunda-feira (4), durante a divulgação do balanço da Operação Fio Desencapado, referente ao primeiro semestre de 2025.

A reunião de prestação de contas foi realizada no auditório da Guarda Municipal e conduzida pela vice-prefeita e secretária de Segurança e Ordem Pública, Maryanne Mattos. Participaram do encontro o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, os promotores do MPSC, Jádel da Silva Júnior e Fabrício Cavalcanti, além de representantes da PMSC, PCSC, CELESC e das prefeituras de São José, Palhoça, Biguaçu e Santo Amaro da Imperatriz – municípios que integram a força-tarefa, que passou a atuar de forma regional após recomendação do MPSC.

Com foco no combate ao furto de cabos da iluminação pública, à fiação irregular e à receptação desses materiais, a operação foi estruturada a partir de ações integradas de fiscalização e inteligência. Foram mapeados ferros-velhos e estabelecimentos suspeitos, a partir de levantamentos prévios realizados pelas equipes da Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Florianópolis e demais órgãos parceiros.

Até junho, foram realizadas 15 operações em diferentes pontos da Capital. Além do cobre apreendido, as equipes recolheram 6,5 toneladas de material reciclável, conduziram duas pessoas à delegacia por porte ilegal de arma de fogo e cumpriram dois mandados de prisão. Ao todo, foram emitidos 41 autos de infração e comunicados por irregularidades.

A apresentação destacou ainda operações pontuais com forte impacto, como a realizada no dia 14 de maio, que resultou em três conduções por receptação, três armas apreendidas e um foragido da justiça capturado. No semestre, 18 ferros-velhos ativos foram fiscalizados e 35 estabelecimentos desativados foram vistoriados.

A vice-prefeita e secretária de Segurança e Ordem Pública, Maryanne Mattos, destaca que com o apoio do Governo do Estado e de diversos órgãos e instituições parceiras, o trabalho se tornou muito mais efetivo. “Já conseguimos perceber uma redução nos furtos de fios da iluminação pública, porque, se não há para quem vender, não há motivo para roubar. E é justamente esse o nosso foco: seguir firmes até desarticular completamente essa organização criminosa que coloca em risco a segurança da população e gera prejuízos aos cofres públicos.”

A Operação Fio Desencapado é conduzida pela Prefeitura de Florianópolis em parceria com a Guarda Municipal, Fiscalização de Serviços Públicos, PROCON, FLORAM, Vigilância Sanitária, COSIP, COMCAP, CELESC, Polícia Militar de Santa Catarina, Polícia Civil, empresas de telefonia e o Corpo de Bombeiros. O trabalho continuará nos próximos meses, com novas ações previstas em toda a região metropolitana.

O Promotor de Justiça do MPSC, Jadel da Silva, destacou a importância do trabalho integrado.“A reunião de hoje teve como objetivo apresentar os resultados alcançados, mas também prestar uma homenagem ao esforço coletivo. A integração de diversas instituições, do sistema de justiça, da segurança pública e de serviços que atendem diretamente à população, foi essencial. Cada órgão, com sua expertise, experiência e vivência, contribuiu para um resultado mais efetivo no enfrentamento de uma rede criminosa que impacta diretamente o cotidiano das pessoas, dos serviços e das estruturas, sejam públicas ou privadas”, finaliza.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa