Hoje é quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioColuna do EditorOrvino filia 300 no PSD em São José; PM vai pedir mudança...

Orvino filia 300 no PSD em São José; PM vai pedir mudança do nome da praça Getúlio Vargas e outras notas

Prefeito Orvino Coelho de Ávila mostrou força nesta semana ao realizar ato de filiação de 300 lideranças no PSD de São José; veja também os motivos que levam o comando da PMSC a pedir a mudança da praça em frente ao Comando Geral que leva o nome do algoz, Getúlio Vargas

spot_img

Orvino filia 300 no PSD em São José

O prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila, mostrou força para as eleições de 2024. Na noite de terça-feira (26), filiou mais de 300 nomes no PSD. O evento no Clube Maré Alta recebeu aproximadamente 1000 pessoas. Entre as lideranças filiadas, destaque para o Delegado Galeno e para Rose Bartucheski, atual secretária de Educação.

O Presidente do PSD em Santa Catarina, Eron Giordani, a secretária geral do PSD, Marlene Fengler, o prefeito de Rio do Sul, Zé Thome (PSD), o prefeito em exercício de Antônio Carlos, Filipe Schmitz (MDB), e os Deputados Estaduais Júlio Garcia (PSD), Mário Motta (PSD) e Zé Caramori (PSD) também compareceram.

Eron Giordani destacou o crescimento do PSD. “Somos o partido que mais catarinenses administra.  São quase 2 milhões de pessoas sob nossa responsabilidade aqui no Estado. Uma dessas cidades é São José, que merece Orvino como prefeito”, ressaltou.

O vice Michel Schelemper lembrou das dificuldades das eleições passadas, destacou as conquistas da gestão e pediu união para vencer em 2024. “Precisamos de cada um de vocês para seguir com esse projeto que está transformando São José.”

Orvino Coelho fechou o evento ressaltando o trabalho realizado. “São José está crescendo. Já somos a quarta maior cidade do Estado. E que bom que somos nós que estamos à frente de São José. Porque nós conhecemos, e sabemos o que a cidade precisa pra que esse crescimento aconteça de forma organizada e sustentável”, disse.

Clube Maré Alta ficou lotado

Obras de mobilidade

Muito interessante a fala do vice de Orvino, Michel Schelemper (MDB) durante o evento do PSD em São José. Ele ponderou que o prefeito Orvino está tirando do papel as maiores obras de mobilidades de São José. Vou além e me arrisco a dizer que da Grande Florianópolis.

Michel citou várias ligações aos bairros e a Beira-rio de Forquilhas. Mas, a mais aguardada é a histórica construção da Beira-mar de Barreiros, que vai ligar a Beira-mar Continental da Capital até a BR-101, sentido Norte, em Biguaçu.

Sem dúvidas uma obra que vai mudar a mobilidade na região. O empréstimo para o investimento já foi aprovado no Ministério da Fazenda. Restando apenas a aprovação na Câmara Municipal e a liberação das licenças ambientais.

O vice ainda citou dezenas de outras ações que estão marcando a gestão como a entrega de uniformes escolares nas escolas municipais, uma retomada depois de 10 anos sem uniformes. Igualmente na educação o vice-prefeito frisou também a valorização do magistério, que estava desacreditado, além de avanços na área de habitação e outras áreas. “Temos orgulho de administrar São José”, falou o vice.

Vice-prefeito ao lado do prefeito Orvino e da primeira dama no evento no PSD

Denuncia acatada

Os vereadores acataram em sessão nesta semana o pedido de denúncia do vereador Sargento Mattos (PL) por infração ética-disciplinar do vereador licenciado Maikon Costa, também do PL.

No texto, Mattos argumenta que Maikon prejudicou seu mandato de 30 dias como suplente, cerceando seu direito de exercer seu papel como vereador. A matéria segue agora para a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Florianópolis.

Vereador Maycon e suplente Sargentos Mattos em conflito

Desequilíbrio

O áudio do enfrentamento entre os vereadores Maycon Costa e Sargento Mattos, ambos do PL, é no mínimo lamentável. A Casa do Povo está parecendo o Flamengo neste ano: só confusão. Comando da Casa poderia investir na contratação de psicólogos para assistência. Tanto lá no Rio quanto aqui está precisando.

COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber esse conteúdo no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

PM vai pedir mudança do nome da praça Getúlio Vargas

Durante homenagem realizada pela Câmara de Florianópolis à Polícia Militar de Santa Catarina, por conta da comemoração dos 188 anos, o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Aurélio José Pezolato fez um pedido em tom de resgate do orgulho da PM de SC.

Ele pediu que a Praça Municipal Getúlio Vargas, situada em frente ao Comando Geral da PM no Centro da Capital, passe a ter o nome do primeiro comandante geral da PM de SC, Joaquim Antônio de São Tiago. “Esse, um herói catarinense que protegeu muitas vidas e tem história”, disse.

A intenção do coronel é fazer uma correção da história. Ele lembrou que em 1930 existia apenas uma rodovia que ligava os três estados do Sul e em determinado momento subia sentido São Paulo, passando pela divisa com Santa Catarina, uma coluna, a Revolução Constitucionalista, liderada pelo então político Getúlio Vargas, que veio a se tornar presidente mais tarde.

O coronel lembrou que o governador da época pediu para a PM de SC conter a coluna que subia em direção a SP. Porém, a tropa de PMs foi massacrada ao se deparar com mais de mil homens na coluna, no conhecido “Massacre da Serra da Garganta”. “Hoje temos policiais catarinenses enterrados naquele local que sequer sabemos”, detalhou o comandante. Segundo ele, um memorial será inaugurado lá em outubro.

O comandante deixou claro a reprovação ao atual nome da praça. “Geralmente quando a gente sai do Comando Geral e se depara com a praça Getúlio Vargas, nos deparamos então com o maio algoz da Polícia Militar de Santa Catarina”, comentou. O comandante disse que vai fazer a solicitação ao Legislativo, para essa mudança de nome.

Coronel Aurélio José Pezolato

Com o pé no MDB

Prefeito de Capinzal, Nilvo Dorini, prefeito de Ibicaré Gianfranco Volpato e Wilson Rebelo Júnior da Eco Litoral Engenharia e Meio Ambiente, recepcionando o prefeito de Videira, Dorival Borga, que está prestes a ingressar no MDB. O encontro foi registrado por este colunista durante o encontro da Fecam, realizado nesta semana, na Arena Opus, em São José.

Reunião de prefeitos do MDB no encontro da Fecam

Falta conscientização

Está chamando a atenção a falta de cultura da população de Florianópolis que teima em fazer o errado em relação aos Eco Pontos. Vereadores que passam pelas comunidades estão notando que muitos preferem fazer o descarte no local errado e ignoram solenemente os Eco Pontos que estão sendo implantados nos bairros. Falta conscientização da população.

MANDOU BEM

Quem mandou bem foi o deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT), que apresentou um projeto de lei que institui a Política de Educação Financeira em Santa Catarina. O objetivo é criar um conjunto de ações integradas que visam promover a educação financeira, o planejamento financeiro, a gestão de dívidas e investimentos, bem como a prevenção ao superendividamento e a proteção ao consumidor.

MANDOU MAL

Quem está meio atrapalhado no comando da sua equipe no Governo do Estado é o governador Jorginho Mello (PL). Nem completou um ano de governo e vários secretários estão sendo trocados ou estão ameaçados. A Casa Civil é refém de ações de desestabilização diárias. A mais recente coloca o próprio filho do governador, o advogado Felipe Mello, assumindo o cargo. Atrapalhadas de quem não confia nas pessoas para governar.

COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber esse conteúdo no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

 

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa