Palhoça é a cidade com mais jovens aprovados em Santa Catarina na quarta edição do curso de capacitação do Instituto Proa, superando os números registrados em outras cidades do estado, como Florianópolis, São José, Joinville, Blumenau e Lages. Em Palhoça, a capacitação é oferecida dentro das diretrizes do programa Qualifica Palhoça.
O Qualifica Palhoça foi desenvolvido com a missão de proporcionar qualificação e valorização profissional aos munícipes, aperfeiçoando as habilidades profissionais e reduzindo a distância entre os trabalhadores e as necessidades do mercado. “Nosso objetivo é facilitar o acesso dos nossos cidadãos ao mercado de trabalho, oferecendo capacitações através de cursos, palestras e oficinas aos candidatos a vagas de emprego”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico, Anna Paula Heiderscheidt.
Atualmente, há mais de 20 cursos com vagas disponíveis no Qualifica Palhoça. Inclusive a capacitação oferecida em parceria com o Instituto Proa, que tem inscrições abertas até o dia 8 de maio. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da ONG: proa.org.br/plataforma-proa.
Palhoça responde por 112 das 793 inscrições registradas até o momento em SC; 55 candidatos já foram aprovados e vão iniciar as aulas no dia 15 de maio. “Outro dado importante é que 60% dos candidatos que concluíram o curso já estão empregados. Isso mostra a seriedade do trabalho realizado pelo Instituto Proa e reforça o nosso compromisso de fomentar a geração de emprego e renda para os palhocenses”, define o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia.
Mais sobre a capacitação
Realizado de forma online e totalmente gratuito, o curso acontece diretamente na Plataforma Proa. A capacitação é destinada a pessoas de 17 a 22 anos que estão cursando ou concluíram o 3º Ano do Ensino Médio em escola pública, residentes em Palhoça (ou em qualquer outra cidade do estado).
Caso o jovem já tenha assinado a carteira de trabalho e esteja em busca de recolocação profissional, também poderá participar do processo seletivo.
O processo de seleção para iniciar o curso inclui três momentos: primeiro, o jovem faz o cadastro; depois, responde a um teste básico de Língua Portuguesa, Matemática e Análise de Perfil; se for aprovado, segue para a etapa de preenchimento dos dados pessoais a fim de realizar a matrícula do curso.
A capacitação tem duração de três meses, com aulas gravadas de 1h30 por dia, somando 7h30 semanais, que devem ser assistidas de segunda a sexta-feira, no horário em que o aluno achar mais conveniente; além de um encontro semanal ao vivo com tutores em horários específicos, às quartas-feiras.
Ao final do curso, os participantes recebem certificado de conclusão e acesso a vagas de posições de início de carreira e primeiro emprego em empresas parceiras do Proa. Como mencionado pelo prefeito Eduardo, 60% dos candidatos de Palhoça que concluíram o curso nas edições anteriores já conseguiram colocação do mercado de trabalho.
Após concluírem a formação essencial do curso, os jovens podem optar por cursar as trilhas técnicas disponíveis e potencializar ainda mais seu currículo profissional. São sete carreiras à escolha, patrocinadas por grandes empresas, com 50 horas de preparação para cada: Análise de Dados (patrocinado pelo iFood), Varejo (Via – Fundação Casas Bahia), Administração (P&G), Logística (P&G), UX Design (Accenture), Promoção de Marcas (BRF) e Educação Financeira (Bloomberg e Dahlia Capital).
Instituto Proa
Fundado em 2007 por um grupo de empresários que compartilham o sonho de impulsionar jovens com poucas oportunidades a um futuro melhor, o Proa já impactou mais de 36 mil jovens e atua nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco.
Desde que passou a atuar em SC, em dezembro de 2021, a ONG tem se dedicado a estreitar laços com cidades catarinenses para que mais jovens sejam beneficiados com o projeto, que promove um desenvolvimento social mais sustentável e solidário.
Além de Palhoça, o instituto já firmou parceria com representantes das prefeituras de Florianópolis, São José, Blumenau, Joinville, Itajaí, Gaspar e Lages. Dessa forma, o poder público também está envolvido na promoção de iniciativas do Instituto Proa.
Entre os parceiros da iniciativa privada, estão a catarinense BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, e mais de 40 empresas nacionais e internacionais; incluindo outras empresas consolidadas em SC, como Studio Z e Portobello.