spot_img
Hoje é domingo, 22 de junho de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioGERALPasseio Cultural Primavera recebe exposição "Las Balconadas"

Passeio Cultural Primavera recebe exposição “Las Balconadas”

Instalação de arte têxtil transforma o Passeio Primavera em galeria a céu aberto com obras de artistas de nove países

spot_img

O Passeio Cultural Primavera, na SC-401, em Florianópolis, recebe a exposição internacional Las Balconadas, como parte da programação do 12º Floripa Quilt – Festival de Patchwork & Arte Têxtil. A instalação poderá ser visitada entre os dias 25 de abril e 6 de maio, com obras têxteis de grandes dimensões suspensas em árvores  do espaço, promovendo uma interação sensível entre arte e natureza.

Organizada pela equipe da A.Galeria., que conta com nomes de Sandra Makowiecky, Luciane Garcez, Paula Gargioni e Roberta Tassinari, a exposição  integra o movimento artístico das “balconadas”, tradição latino-americana que consiste em exibir obras em varandas, fachadas e espaços urbanos, provocando um novo olhar sobre a cidade. As criações, com 2 metros de altura por 1,5 metro de largura, são assinadas por artistas de países como Argentina, Uruguai, Alemanha, México, Espanha, Guatemala, Chile, Estados Unidos e Brasil.

Fruto da parceria entre o Floripa Quilt e a World Textile Art (WTA) — uma das mais importantes organizações dedicadas à arte têxtil contemporânea —, Las Balconadas já passou por países da América do Sul e, no Brasil, foi apresentada na Casa de Cultura Mario Quintana (RS) e na edição anterior do festival.

A mostra convida o público a percorrer o Passeio Primavera e observar os trabalhos pendurados entre as árvores, promovendo uma fusão entre arte e natureza, reforçando o protagonismo da arte têxtil no cenário artístico atual.

Sobre o Floripa Quilt
O Floripa Quilt – Festival de Patchwork & Arte Têxtil é um dos principais eventos dedicados à arte têxtil no Brasil. Criado e coordenado por Janaina Machado Cordeiro, o festival chega à sua 12ª edição em 2025 consolidando-se como espaço de celebração e resistência criativa. Com sede no SESC Cacupé, o evento reúne artistas, artesãos, professores, lojistas e entusiastas de todo o país e do Cone Sul em uma programação que valoriza o fazer manual, os saberes ancestrais e a inovação nas técnicas têxteis. A edição deste ano contará com concursos internacionais, feira gratuita, 28 cursos e oficinas, além de exposições em diferentes pontos da cidade.


Serviço
O quê: Exposição “Las Balconadas” – dentro da programação do 12º Floripa Quilt
Quando: 25 de abril a 6 de maio de 2025
Onde: Passeio Cultural Primavera – SC-40, 4100, Florianópolis (SC)
Quanto: Gratuito

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa