Pedrão investiga e denuncia irregularidades e falta de transparência da prefeitura
O pré-candidato a prefeito de Florianópolis, Pedrão Silvestre, investigou descaminhos da prefeitura no atendimento aos moradores em situação de rua.
Em artigo e em suas redes sociais Pedrão apontou que a política pública estava equivocada e que apenas 4 pessoas foram encaminhadas para tratamento com internação involuntária. A prefeitura rebateu seu artigo, defendendo que mais de 50 pessoas haviam sido internadas, depois afirmou que foram atendidas 60 pessoas.
O Ministério Público buscou explicações e constatou que apenas 4 pessoas teriam sido internadas. A prefeitura é obrigada por lei a informar em até 72 horas cada internação involuntária, do contrário se caracteriza cárcere privado e não o fez.
Pedrão defende mais transparência na gestão “enquanto Florianópolis tirar sete notas 0 em transparência, nós vamos observar inúmeros casos de corrupção dentro das secretarias da prefeitura. Chegou a hora de pararmos de curtir uma gestão virtual e começarmos a avaliar uma gestão real”.
Abaixo o vídeo do Pedrão:
https://www.instagram.com/reel/C918D3CxhHH/?igsh=MTg2OTh3cjFkbms3MA==
Escorregadas do Topázio
O prefeito Topázio Neto (PSD) deu duas escorregadas na condução política que faz repensar a inteligência política de seus conselheiros. A semana passada foi de seus adversários. Teve a guinada do União Brasil para a candidatura Dário Berger (PSDB) que tomou espaço nos noticiários. Porém, essa semana tinha tudo para ser inteira pró-Topázio.
Uma semana que começou muito bem. Primeiro, com o governador colocando seu próprio sangue na coordenação da campanha através do filho, Filipe Mello. Depois, com outro gesto do governador, definido a vereadora Maryanne Mattos como vice de chapa.
E tudo isso foi divulgado até segunda-feira (22) sinalizando para uma semana hiper positiva para o mandatário de Florianópolis, que será homologado candidato à reeleição no próximo sábado (27). Mas, a partir de terça (23), foi só pra trás. Parece que o núcleo duro de Topázio gosta de estragar o que é positivo.
Escorregadas do Topázio (II)
Primeiro foi a participação do prefeito da Capital em um jantar envolvendo as cúpulas estaduais de PSD, MDB e União Brasil. Conforme a própria imprensa noticiou, no encontro foram discutidos acertos pontuais nos acordos municipais para as eleições deste ano, mas o prato principal foi a eleição em 2026.
A ideia é unir esses partidos para formar um bloco forte que possa confrontar a reeleição de Jorginho Mello. Em outras palavras, foi uma reunião conspiratória, que teve foto divulgada e com as mesas repletas de taças de vinho. O banquete da conspiração!
E não tem nada de errado nessa articulação política para os dirigentes dos partidos, que sequer fazem parte do governo Jorginho. Seus partidos apenas votam favoráveis com o Governo na Alesc e têm algumas indicações de cargos pontuais em seu governo.
Ficou feio apenas para a cara de Topázio, pretenso aliado de Jorginho na eleição municipal. Por mais que na mesma terça-feira (23) – quando o fato foi divulgado pela imprensa – o prefeito veio a publico tentar explicar que quando chegou ao jantar, o tema 2026 não estava mais à mesa, tudo soou como uma facada às costas do seu principal parceiro para a reeleição.
Escorregadas do Topázio (III)
Não satisfeito com o mini tsunami do jantar conspiratório, Topázio Neto deu mais um show de escorregadas na noite de terça-feira (23). Informante próximo ao governador dá conta de que não foi digerido muito bem a presença de Topázio no lançamento da candidatura de Orvino Coelho de Ávila, em São José.
Mesmo sendo o prefeito de São José do mesmo partido, o PSD, o contexto é hiper desfavorável pelo fato de sua principal oponente ser a ex-prefeita Adeliana dal Pont (PL), apadrinhada de Jorginho.
É claro que tem a questão partidária, de Topázio dar seu apoio ao Orvino, que é do mesmo partido, mas sua presença no palco em São José não muda nada na eleição municipal local. Serviu apenas como cereja do bolo, depois da participação no jantar conspiratório da noite anterior.
Topázio tenta ter um pé em cada canoa e servir a dois reis e em política, quem tem o mínimo de experiência, sabe que isso nunca deu certo.
COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber notícias no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9
Saia justa
Hiper saia justa na convenção do PSD em São José, com a presença do ex-prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, líder maior do União Brasil (que está coligado com o prefeito Orvino no município) e também do prefeito Topázio Neto. Se a Capital já ficou pequena para a presença de ambos em um mesmo local, imagina um minúsculo palco em SJ.
A arte da manipulação; cai quem quer! (I)
Assessor de imprensa – que todos sabem de quem estou falando, pois já é um personagem folclórico dessa eleição em sua ânsia de tentar interferir na campanha do candidato oponente – divulgou através do seu whatsapp nesta quarta-feira (24) a seguinte mensagem conspiratória: “URGENTE todos nós bolonaristas vamos vaiar hoje Adeliana quando ela foi discursar. Só aceitamos a candidatura do Silvinei em São José #TIMEBOLSONARO FORA COMUNISTA”
A arte da manipulação; cai quem quer! (II)
O objetivo era criar um clima ruim durante a convenção do PL, que homologou a candidatura de Adeliana Dal Pont, em São José. O tiro saiu pela culatra, pois não teve vaias. Pelo contrário, quando a ex-prefeita foi falar a galera começou gritar “Ah, eu vim de graça”.
A arte da manipulação; cai quem quer! (III)
O tal assessor de imprensa já virou piada no meio do jornalismo profissional ao tentar emplacar narrativas sem sentido e até por tentar ameaçar e emparedar colunistas para que sigam sua linha de interpretação dos fatos.
Conservadorismo
Ícones do conservadorismo abrilhantaram a convenção do PL em São José. Por lá passaram o personagem Milei Floripa, que interpreta o presidente da Argentina, Javier Milei. Também estiveram no evento os bonecos de Jair Bolsonaro e de Donald Trump. Este último, inclusive devidamente atualizado com o curativo na orelha onde levou um tiro recentemente.
COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber notícias no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9
Infantaria
A força de militância – com cargos comissionados, pré-candidatos a vereadores, filiados a partidos políticos coligados – marcou a convenção do PSD, em São José, que homologou a busca pela reeleição do prefeito Orvino Coelho de Ávila. O Clube Maré Alta ficou completamente lotado com gente do lado de fora porque não conseguiu entrar. Orvino terá à sua disposição um exército de mais de 80 candidatos a vereador. É sem dúvidas o grande trunfo do prefeito para buscar a reeleição.
A força do 22
Igual prestigio também se viu na convenção do PL. O auditório do Golden Hotel ficou completamente lotado. Se Adeliana Dal Pont não tem uma nominata de vereadores tão ampla e tantos partidos coligados, conta com a empolgação do Partido Liberal. Como Florianópolis não terá o 22 na urna de votação, os olhos dos filiados do partido se voltam para São José. Lideranças da Capital fizeram questão de estar presentes como a candidata a vice-prefeita, Maryanne Mattos e a vereadora Manu Vieira.
Vai ter vídeo
Durante a convenção do PL, em São José, o governador Jorginho Mello prometeu, em público, que terá vídeo do presidente Jair Bolsonaro apoiando a sua candidata na cidade, a ex-prefeita Adeliana Dal Pont. Caso isso aconteça, desmonta toda a estratégia montada para desestabilizar sua candidatura.
O governador Jorginho ressaltou que sempre soube o que estava fazendo ao convidar Adeliana para se filiar ao PL. “Adeliana é uma mulher extraordinária, uma grande gestora que conhece São José como ninguém, uma engenheira que vai fazer as obras que estão faltando em São José. Adeliana é a candidata do governador Jorginho Mello e a candidata de Jair Bolsonaro”, destacou o governador.
No páreo
Durante a convenção do PL de São José, que homologou a candidatura de Adeliana Dal Pont, destacou-se a atuação do ex-deputado Mário Marcondes (PL). Ele conseguiu mobilizar um grande time para prestigiar o encontro, que contou com a presença de diversas lideranças políticas, comunitárias e empresariais de São José.
Foi Mário Marcondes quem conseguiu aglutinar alguns dos partidos coligados e assumiu a responsabilidade de montar as nominatas de vereadores que apoiam Adeliana.
Devido ao seu envolvimento como liderança política, Marcondes é amplamente cotado para compor a chapa majoritária. Além disso, sabe-se que Mário Marcondes mantém uma estreita relação com o deputado federal Daniel Freitas (PL), um dos seus mais fortes cabo eleitoral na defesa de seu nome para vice de Adeliana.
Vale ressaltar que a vaga ainda não foi preenchida. Aguardemos os próximos desdobramentos.
MDB abraça Orvino
O MDB confirmou na noite de terça-feira (23), que estará na coligação com o prefeito Orvino Coelho de Ávila (PSD) em São José, na Grande Florianópolis. O partido será representado na chapa pelo atual vice-prefeito Michel Schlemper. A confirmação ocorreu durante a convenção emedebista, com grande festa. Os postulantes contam ainda com o apoio do Republicanos e do União Brasil.
“Acreditamos que o trabalho precisa continuar, pois demos início a projetos importantes para melhorar a vida das pessoas, como a nova Beira-Rio em Forquilhas e a ampliação da Beira-Mar, além de uma série de outras iniciativas em mobilidade. Oferecemos respostas à população sempre alinhadas com o que o nosso povo espera. Nosso objetivo é tornar a cidade ainda mais atrativa tanto para quem aqui reside quanto para quem planeja investir e gerar empregos,” afirmou o vice-prefeito.
Restabelecido
Depois de ter ficado afastado por uma semana por motivos de saúde, o ex-vereador Antônio Battisti voltou a encabeçar a pré-candidatura a prefeito da cidade de São José, pelo PT, nessas eleições.
“Meu retorno à arena da disputa eleitoral visa consolidar a composição com o PC do B e PSOL e apresentar ao povo de São José uma alternativa real com um olhar especial, prioritário para aqueles que mais precisam do poder público”, comenta Battisti.
A homologação das candidaturas a prefeito, vice, vereadoras e vereadores pelo partido dos Trabalhadores acontece dia 1º de agosto, às 19 horas, na Câmara Municipal de São José.
Convenção vai homologar Topázio Neto
A candidatura de Topázio Neto (PSD) a prefeito de Florianópolis será oficializada neste sábado (27), a partir das 9h30min, em convenção histórica no CentroSul, no centro da Capital, com a Coligação “Pra Frente Minha Gente”. Além do PSD e do PL, que indicou a Vice Maryanne Mattos (PL), também participam da convenção o MDB, Novo, Podemos e Republicanos. São esperadas cerca de 3 mil pessoas.
COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber notícias no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9