Com 25 anos de atuação em prol de um mundo mais sustentável, a personagem Recicleide, de Karina Signori, lança um desafio digital que convida toda a comunidade a desenvolver boas práticas socioambientais e registrá-las por meio de produções artísticas, como vídeos, fotos, textos e ilustrações, para publicar nas redes sociais com a hashtag #ecoartedigital e @recicleide. O público-alvo são crianças e adolescentes, educadores da rede pública e privada, famílias interessadas em práticas que unem arte e sustentabilidade, jovens artistas, criadores de conteúdo digital, em suma, pessoas interessadas em um mundo melhor.
A ação faz parte do projeto Recicleide EcoArte Digital, que foi contemplado no edital n° 50/2024 – Circuito Catarinense de Cultura – PNAB SC 2024. Proposta executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.
Em 2024, a artista lançou sua 1ª Coleção Digital com três obras, a partir de um projeto viabilizado por meio de edital do Estado de SC. A Coleção, que ganhou parecer favorável da SED-SC e do MEC para uso educacional em escolas, promove reflexões sobre a cultura da paz, o movimento Lixo Zero e a emergência climática, com linguagem acessível e lúdica.
Foram lançados três e-books, disponibilizados para download gratuito: A História de Recicleide em Reciclópolis, ilustrado, contando sobre sua terra natal, voltado ao público infanto juvenil; Andanças da Recicleide, voltado para jovens, adultos e educadores, descrevendo dados sobre as histórias e aprendizados de seus 25 anos de atividades; e Músicas para Ecoar, com as histórias de sua trajetória autoral pela via musical e as letras das músicas cifradas para tocar e cantar, atingindo todos os públicos.
“O Desafio EcoArte Digital visa ampliar a abrangência da Coleção Recicleide. Para estimular o público iniciante, disponibilizarei gratuitamente meu curso introdutório de edição de vídeos e criação de cards. Vamos motivar o registro das boas ações e a produção de conteúdos, espalhando inspiração e transformação pela internet”, comemora Karina Signori.
Além do desafio, o projeto também contempla outras ações. No dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, haverá uma live pelo Instagram @recicleide, às 19h, para apresentar o projeto. Já no dia 8, a partir das 14h, no Vereda Tropical (Barra da Lagoa), Karina Signori receberá o público interessado em gravar cenas para os vídeos do projeto. A ação faz parte da programação da celebração da Praia do Moçambique como Reserva Nacional de Surf, que inclui várias atividades e shows para toda a família.
A partir de junho, as obras da Coleção serão adaptadas em conteúdos digitais de diferentes formatos, como vídeos, animações e galerias para as redes sociais, a fim de ampliar o alcance da mensagem da Recicleide, motivando a expressão do amor à vida por meio das artes pela regeneração planetária e a ecocidadania com alegria.
Desafio EcoArte DigitalInscrições até dia 10 de junho. Saiba mais e acesse os e-books no www.recicleide.com.br