spot_img
Hoje é quinta-feira, 24 de abril de 2025
www.youtube.com/watch?v=sCOG_jO7zDUspot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioADRIANO RIBEIROPrefeito Orvino erra ao manter Silvinei Vasques no cargo

Prefeito Orvino erra ao manter Silvinei Vasques no cargo

Por mais que a lei não obrigue, um afastamento do cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação da prefeitura de São José permitira ao próprio Silvinei Vasques dedicar-se integralmente a provar sua inocência e blindaria a prefeitura de São José de exposição desnecessária

spot_img

O prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila (PSD) erra e erra muito ao manter no cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Silvinei Vasques. Nesta semana o ex-diretor da PRF no governo Bolsonaro se tornou réu por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

O asfaltamento deveria ocorrer num comum acordo entre o prefeito e o secretário. Um afastamento baseado na ética que se presumem nos atos na administração pública. É pertinente dizer que a mera denúncia, pela legislação vigente, não obrigada que Silvinei deixe o cargo. Mas, afastar-se neste momento seria até um ato de respeito com a coisa pública.

Vasques tem o total direito a se defender nos autos do processo. Ele tem intocável seu direito à presunção de inocência. Tornou-se, neste momento, apenas réu diante da investigação deflagrada nesta semana a partir do acolhimento por parte do Supremo Tribunal Federal (STF) da denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Tem condições de ao desfecho do processo provar sua inocência. Mas, como se concentrar firmemente na defesa e simultaneamente nas funções que o cargo lhe impõe?

Bom pontuar que um afastamento do cargo não lhe imputaria qualquer sentimento de culpa. Pelo contrário, seria um ato tão somente de respeito ao cargo. Até porque as acusações as quais terá que se defender não tem relação alguma com o cargo que passou a ocupar em janeiro deste ano. Seria até melhor para o próprio denunciado poder ter mais tempo para se concentrar na sua defesa.

Estratégia política

É claro que a manutenção do secretário Silvinei Vasques no cargo tem um pano de fundo político. O dirigente foi peça fundamental quando contrariou o PL catarinense e apoiou a reeleição de Orvino mesmo contra uma candidatura do PL. Agora, devidamente filiado ao PSD, terá papel na eleição em 2026, avalizando a candidatura a governador de João Rodrigues. Nesse contexto, um afastamento do cargo sim, seria demonstrar fraqueza política.

E o setor?

Interessante seria saber o sentimento do setor empresarial de São José sobre essa manutenção de Silvinei Vasques à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação. O que dizem a CDL, Aemflo e demais entidades ligadas à pasta? Afinal de contas, a pasta é uma das mais importantes, com muitas ações no meio econômico.

A solução para o Morro dos Cavalos

Recentemente escrevi que o tiroteio através das redes sociais entre o governador Jorginho Mello (PL) e o ministro dos Transportes, Rena Filho (MDB), para mostrar quem faz mais por Santa Catarina estava correto, no sentido de se buscar entregas para os catarinenses.

Pois bem, essa reunião que ocorreu em Brasília nesta quarta-feira (23) para discutir a repactuação dos contratos de concessão rodoviária da Arteris e em especial buscar uma solução para o Morro dos Cavalos, ponto nevrálgico da BR-101, em Palhoça, provou que Renan e Jorginho estão no caminho certo: discutem as diferenças em público, mas sentam em torno de uma mesa republicanamente para buscar uma solução para os problemas.

Importante pontuar que o parlamento, através dos deputados estaduais, federais e até vereadores da região Metropolitana, também teve importante papel para a realização da agenda em Brasília. Tem problemas que, de tão grandes, somente a união de todos possibilita que sejam superados. Ainda bem que a atual classe política não desaprendeu isso.

Após alfinetadas pelas redes sociais governador e ministros sentam à mesma mesa para resolver problema – Foto: Eduardo Valente / GOVSC

Binário

Sobre o Morro dos Cavalos prosperou a solução apresentada pelo governo do Estado, de implantação de um binário, com a construção de uma nova pista de 5,2 quilômetros. De acordo com a sugestão, o trânsito sentido Sul seria por essa nova via, com três pistas, contornando o Morro. Já o atual traçado, com quatro pistas, ficaria para o trânsito sentido Norte. Em caso de acidente em um dos traçados, com necessidade de bloqueio do trecho, o trânsito poderia ser direcionado para uma das pistas do segundo trecho, evitando assim os fechamentos que ocorrem atualmente.

Vantagem financeira e de construção

A ideia do binário levada pelo governador Jorginho Mello (PL) foi bem recebida pelo ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB). A sugestão agrada especialmente por dois motivos. Primeiramente porque é mais barata: enquanto os túneis custariam em torno de R$ 2 bilhões, o binário sairia por aproximadamente R$ 300 milhões. Em segundo lugar, a ideia do binário teria execução em um tempo bem menor. E tempo para esperar essa obra é tudo que não temos. Novas tragédias são eminentes.

Quem faz?

De prático o que ficou da reunião sobre o Morro dos Cavalos é que o Governo do Estado se comprometeu em apresentar um anteprojeto do binário.

Nesta quinta-feira (24) a repactuação do contrato da Arteris está sendo apresentada ao Tribunal de Contas da União (TCU), prevendo os túneis. O órgão tem 120 dias para se manifestar, é esse o prazo que o Governo do Estado tem para apresentar o anteprojeto do binário, em substituição aos túneis.

Quanto a sua execução, há várias possibilidades: pode ficar para o Estado realizar; pode ser incluído no contrato da Arteris ou o Governo Federal pode fazer a obra com recursos do PAC e depois o valor aplicado ser descontado da Arteris, através da redução das tarifas nos pedágios.

Em resumo, a solução para o Morro dos Cavalos avançou. Agora tem uma luz no fim do túnel. Mas, ainda há muito a ser feito. Uma obra desse vulto não sai do papel do dia para a noite. Que nossas autoridades não se acomodem. Não conquistamos nada ainda!

Não convidaram a engenharia

Atento observador constatou a ausência da presença de engenheiros civis na reunião promovida no Ministério dos Transportes, em Brasília, nesta quarta-feira (23). À mesa políticos e muitos “engenheiros da obra pronta”, mas, aqueles que poderiam dar em tempo real um posicionamento mais técnico sobre as soluções para os gargalos viários não foram convidados para o encontro. A classe política sempre falha quando deixa em segundo plano a opinião técnica.

Prefeitos “tiktokers”

Um evento da Associação Empresarial de Florianópolis (Acif) vai colocar no palco os mais famosos prefeitos “tiktokers” do Brasil: Rodrigo Manga, de Sorocaba (SP) e Topázio Neto, de Florianópolis. O encontro vai acontecer dia 8 de maio, às 19 horas. O painel com os dois prefeitos faz parte de evento sobre empreendedorismo que será realizado nos dias 8 e 9 de maio no CentroSul.

Manga e Topázio batendo bola pelas redes sociais

Clique para receber a COLUNA DO ADRIANO no whatsapp:  https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

Moisés

O ex-governador Carlos Moisés deverá disputar uma vaga na Assembleia Legislativa no ano que vem. É praticamente certa sua filiação ao Podemos em um movimento patrocinado pela deputada estadual Paulinha, que em 2026 vai concorrer a deputada federal. Bom lembrar que Paulinha foi uma das coordenadoras da campanha de Moisés em 2022 e agora busca fortalecer a nominata do partido.

Ex-governador Carlos Moisés

Moisés (II)

Sobre esse movimento do ex-governador Moisés, resta saber como está sua relação com o governador Jorginho Mello (PL), uma vez que é muito provável que o Podemos figure na base de apoio de reeleição de Jorginho. Restaram rusgas entre as duas lideranças provenientes de ilações feitas por Moisés sobre atos supostamente não republicanos praticados por Jorginho Mello. O agora governador inclusive acionou seu antecessor na Justiça, por sentir que teve sua honra atingida.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa