A Prefeitura de São José oficializou a cessão de parte do terreno onde funcionava a antiga Univali, no bairro Sertão do Maruim, para a construção da nova Policlínica Municipal, uma das obras previstas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O termo de cessão da área foi assinado na quinta-feira (9) pelo prefeito Orvino Coelho de Ávila e pelo governador Jorginho Mello, durante o ato que também marcou a assinatura da parceria para a construção da nova Beira-Mar de Barreiros.
Antes prevista para ser construída em outro local, a Policlínica agora será instalada em uma área estratégica, próxima ao espaço onde futuramente será instalado o Complexo Hospitalar de São José, o que vai permitir a integração dos serviços e o fortalecimento da rede de saúde especializada do Município.
Orvino explicou que a nova localização representa um passo importante no planejamento de longo prazo da saúde pública. “A escolha do terreno da antiga Univali é estratégica. O espaço é amplo, de fácil acesso e vai permitir que a Policlínica esteja próxima ao futuro Complexo Hospitalar (CH), formando um centro de referência em saúde para toda a população josefense”.
Já o governador Jorginho Mello destacou a importância da união entre os governos estadual e municipal para garantir avanços concretos na saúde pública. “Quando Estado e Prefeitura trabalham juntos, quem ganha é a população. Essa obra vai melhorar o acesso à saúde e levar mais qualidade de vida para milhares de josefenses”.
A secretária de Saúde, Sinara Simioni, explicou que a nova Policlínica vai reunir consultórios de especialidades médicas, atendimentos multiprofissionais e exames de diagnóstico, proporcionando um serviço mais resolutivo e humanizado. “Esse é um investimento essencial para desafogar as unidades básicas e garantir um atendimento de qualidade e a integração com o CH vai permitir um fluxo mais eficiente e completo de cuidado”.
Sobre o PAC
O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é uma iniciativa do Governo Federal que financia obras estruturantes em todo o país, com foco em áreas como saúde, educação, mobilidade, infraestrutura e saneamento. Por meio do programa, os municípios recebem apoio técnico e financeiro para viabilizar projetos que melhorem os serviços públicos e promovam o desenvolvimento regional.