A Prefeitura de Florianópolis convocou nesta sexta-feira 371 classificados no processo seletivo da Comcap para serviço temporário. Os aprovados deverão se apresentar para contratação imediata a partir de quarta-feira (19), na sala de treinamento da Rua 14 de Julho, 375, Estreito.
São 179 garis de limpeza pública, 126 garis de coleta e 66 motoristas, informa o secretário-adjunto da Infraestrutura e Manutenção da Cidade, Nycholas Gonçalves do Nascimento. “É importante que o classificado compareça com toda a documentação necessária, precisamos agilizar o reforço das equipes de limpeza pública e coleta de resíduos para a temporada de verão”, aponta ele. Em janeiro, novos classificados deverão ser convocados.
Limpeza da orla
Com a previsão de 3 milhões de turistas nesta temporada, será recorde a contratação temporária de garis de limpeza pública.
Os serviços de limpeza pública são ainda mais desafiadores no verão. A quantidade de resíduos deixados na orla aumenta de 15 para 200 sacos por dia a cada quilômetro de orla. É feita a limpeza diária de 43 quilômetros de orla nos principais balneários da Ilha de Santa Catarina.
Com o calor e umidade, a vegetação cresce até seis vezes mais no verão. E, embora haja bases descentralizadas de limpeza pública no Norte, Sul e Leste, o movimento dos veranistas acaba aumentando o tempo de deslocamento das equipes. Desde o verão passado, pelo menos, o movimento na orla ocorre de dia e à noite, exigindo operação 24 horas.
Mesmo com o reforço na limpeza, é fundamental que o cidadão colabore, evitando deixar resíduos na orla. Reduzir a poluição do mar é o 14º objetivo de desenvolvimento sustentável.
Para ajudar, o veranista deve:
- reduzir ou eliminar o uso de plásticos descartáveis
- dispor os resíduos corretamente para a coleta convencional (rejeitos) e seletiva (recicláveis e compostáveis)
- não deixar resíduos na orla, de preferência, nem nas lixeiras. Levar as embalagens vazias de volta pra casa e separar para a coleta seletiva.
ABAIXO O LINK DA CONVOCAÇÃO:







