Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de São José contribuiu para o desenvolvimento do projeto Oratória nas Escolas. A Secretaria Municipal de Educação incentivou a participação das unidades da rede municipal e articulou local e infraestrutura para a etapa municipal, realizada na sexta-feira (28), no Theatro Adolpho Mello, no Centro Histórico.
O objetivo do projeto é aprimorar as habilidades de comunicação e contribuir com a formação cidadã. Alunos na faixa etária de 13 a 18 anos de escolas municipais, estaduais e particulares foram convidados. Nove alunos do Ensino Fundamental e dois do Ensino Médio participaram desta fase.
Sara Broering Kuntze, estudante do 9º ano do Colégio Gardner, ficou em 1º lugar como melhor apresentação e redação. Do Ensino Médio, o destaque foi Anelize Lobo Martins, do Colégio Dom Bosco. As duas avançam para a etapa regional, agendada para o dia 15 de setembro, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). Os melhores classificados no Ensino Fundamental e no Ensino Médio seguem para a etapa nacional, que acontecerá em outubro, em Tapejara (RS).
Da rede municipal, Wevelyn Albuquerque do Nascimento, do 9º ano do Centro Educacional Municipal (CEM) Luar, foi a melhor classificada na etapa municipal, ficando com o 3º lugar na fase municipal. “Foi maravilhoso, nós tivemos quatro sábados de capacitação, todas as pessoas que nos deram aulas e conselhos, foram gentis e atenciosas. Tudo isso ajudou no meu desenvolvimento”, contou a estudante.
Esse é o segundo ano que uma aluna do CEM Luar fica bem classificada. No ano passado, Sarah Pereira Thiesen avançou para a etapa regional. “Ficamos orgulhosos por ter uma representante da nossa unidade mais uma vez no Oratória nas Escolas. O projeto contribui para o desenvolvimento da linguagem escrita, oral e corporal; e a boa comunicação ajuda em tudo: relação interpessoal e futuramente tenho certeza que também será fundamental para o sucesso profissional dos nossos alunos”, citou a diretora do CEM Luar, Suziane Maria Gesser.
Com apoio da Prefeitura de São José, Colégio Gardner e Colégio Dom Bosco, o Concurso Oratória nas Escolas é desenvolvido pela Junior Chamber Internacional (JCI) São José, filiada à JCI Brasil, uma organização mundial de jovens entre de 18 a 40 anos, que buscam no aprimoramento individual as bases para o desenvolvimento das comunidades. O projeto é patrocinado pelo Mini Mercado Brisa, Gturbo Internet, Âmbar Consultoria Empresarial e Lavanderia Kobrasol.