spot_img
Hoje é terça-feira, 1 de julho de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioGERALPrefeitura de São José inicia regularização fundiária no Loteamento Vista Alegre

Prefeitura de São José inicia regularização fundiária no Loteamento Vista Alegre

O recolhimento digital da documentação ocorreu nesta quinta-feira (31) em 14 lotes

spot_img

A Prefeitura de São José deu início à etapa de regularização fundiária do Loteamento Vista Alegre nesta quinta-feira (31). A região foi a primeira a receber atendimento modernizado, com o uso de tablets. Em vez de exigir que todos os moradores se desloquem até um local específico e ter que emitir 25 impressões por residência, os servidores agora se dirigem às casas dos interessados e registram os documentos utilizando o aparelho. Com essa nova abordagem, o atendimento, que anteriormente demandava cerca de 30 minutos, agora é concluído em apenas 11 minutos.

O lote da dona Maria Aparecida Duarte Silva, aposentada de 66 anos, foi um dos 14 lotes da primeira quadra visitados nesta manhã. A viúva recebeu a equipe da Secretaria de Regularização Fundiária por volta das 8h. Ela conta que mora há 18 anos no local e a regularização do imóvel tinha se tornado um sonho distante.

“A regularização do terreno é um sonho pra mim, só que eu não tenho condições para pagar e meu marido, que também compartilhava dessa vontade faleceu. Agora, com a vinda da Prefeitura à minha casa, estou mais confiante, quem sabe Deus abra uma porta”, desabafa.

De acordo com o Secretário de Regularização Alexandre Rosa o primeiro dia de recolhimento da documentação com o tablet foi positivo, trouxe praticidade e conforto para os proprietários.

“Para nós foi uma surpresa estar fazendo esse cadastro através dos tablets, a gente vê que realmente há diferença principalmente no tempo. Algumas pessoas ainda têm dificuldade para reunir os documentos, mas daqui para frente a tendência é otimizar o serviço”, garante.

Os moradores que não conseguiram levantar todos os documentos, foram orientados a comparecer à Secretaria de Regularização Fundiária, localizada no térreo da Prefeitura de São José, localizada na Av. Acioni Souza Filho n° 403, Centro.

Padronização da Regularização Urbana

Para evitar interpretações incorretas durante a análise de regularização fundiária e para agilizar o processo, a Prefeitura de São José implementou uma padronização nos documentos relacionados aos aspectos ambientais e de risco. Essa padronização segue as diretrizes da legislação em vigor e tem como objetivo auxiliar os técnicos na avaliação dos documentos e na emissão de pareceres. Essa iniciativa denominada “Enunciado Conjunto”, foi estabelecida por meio da assinatura de um acordo entre a Secretaria de Regularização Fundiária e a Fundação do Meio Ambiente.

“O documento traz segurança para os técnicos e segurança também para os requerentes, que antes mesmo de ingressar no processo de Reurb, vão estar cientes de quais são os materiais que precisam produzir”, explica o Secretário-Adjunto de Regularização Fundiária Rubens Pereira Júnior.

A superintendente da Fundação do Meio Ambiente, Gabriela dos Anjos, também explicou a importância do “Enunciado Conjunto”.

“Quando não temos a visão da instituição de acordo com a lei, que é esse o motivo de estarmos aqui, as coisas ficam largadas e não sendo as melhores. O objetivo é dar a matrícula e regularizar o terreno daquele que está coberto pela Lei. Nem todo o Município tem essa padronização, são poucos”. Esclarece.

Confira a documentação

https://www.diariomunicipal.sc.gov.br/atos/5111187

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa