A prefeitura de São José não foi alvo da operação intitulada “Via Clandestina” e equipes do Gaeco e do GEAC não estiveram na sede da administração municipal nesta terça-feira (5). Essa informação está sendo divulgada irresponsavelmente por políticos de oposição com o objetivo de desgastar o atual governo municipal.
A verdade é que a operação chefiada pelo Ministério Público realmente aconteceu e atingiu como alvo em São José uma empresa que atua na parte de pavimentação asfáltica. O MP investiga suspeitas de corrupção ativa e passiva envolvendo essa empresa e políticos especialmente de uma cidade do Oeste, Vargem. Mandados foram cumpridos tanto em Vagem, quanto em Campos Novos e Lages.
Nesta quarta (6) a página oficial da prefeitura de São José teve que se manifestar para diminuir o impacto das informações manipuladas e inverídicas. “Fake News: É falsa a informação de que a prefeitura de São José foi alvo da Operação ‘Via Clandesina’. A ação do Gaeco e do GEAC não envolve a administração municipal”, diz o conteúdo.
Vereadores de oposição como André Guesser (PDT) e Cryslan (Novo) chegaram a fazer publicações nas redes sociais levando as pessoas a entender que a operação foi na prefeitura. Inclusive os comentários de internautas deixam isso bem claro. “São José é alvo de operação que investiga contratos de pavimentação”, postou Cryslan. Apesar de não citar nominalmente a prefeitura, deixa o assunto no ar.
É importante que a oposição fiscalize e esteja alerta em relação a qualquer indício de irregularidade na administração pública. Porém, também é importante que a mesma oposição tenha responsabilidade e não caia no denuncismo. A fake News é um mal do mundo moderno e deve sempre ser combatida. Tenho minhas diferenças com a atual administração, mas não posso me calar vendo inverdades sutis sendo compartilhadas.