A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos (Susp), realizou nesta segunda-feira (20) mais uma operação de combate às ocupações irregulares em áreas de preservação permanente. A ação ocorreu no bairro Serraria, na divisa com Biguaçu, e resultou na demolição de um galinheiro, duas baias e um casebre de madeira de aproximadamente 30 metros quadrados.
De acordo com a equipe da Susp, os imóveis estavam desocupados e ainda em fase inicial de construção. A operação contou com o apoio da Secretaria de Infraestrutura, responsável pela retirada e destinação correta dos materiais, além da presença de dois veículos da Guarda Municipal, um do Tático da Polícia Militar e toda a equipe de fiscalização da Prefeitura.
O secretário adjunto da Susp, Michael Pedro Rosanelli, destacou que as ações de fiscalização são constantes e têm resultado na redução de novas tentativas de ocupação irregular. “O trabalho diário de fiscalização tem surtido efeito e estamos percebendo uma diminuição significativa nas tentativas de invasões. São mais de 60 demolições e mais de mil fiscalizações apenas em 2024”.
Ele também alertou para os riscos associados às construções irregulares. “Muitas dessas edificações são erguidas em encostas instáveis, com supressão de vegetação e parcelamento irregular do solo. São situações que colocam vidas em risco e causam danos ambientais sérios”.
Atualmente, a equipe de Fiscalização de Áreas Verdes da Susp monitora 15 pontos críticos em São José, que recebem acompanhamento permanente. As operações seguem as legislações urbanísticas e ambientais vigentes e atendem a recomendações do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).
A Prefeitura reforça a importância de os cidadãos verificarem a regularidade dos terrenos antes de iniciar qualquer construção. Dúvidas podem ser esclarecidas diretamente com a Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos, pelo telefone (48) 3381-0020.