O Procon de São José notificou o site e aplicativo Ifood.com, agência de restaurantes com sede em Osasco (SP), devido a denúncias na demora de entrega dos pedidos e a prática de venda casada na plataforma. O documento foi enviado à empresa nesta sexta-feira (4), com prazo de dez dias para apresentar resposta.
Na notificação, o Procon cita os artigos 4º e 39º do Código de Defesa do Consumidor, que estabelece que o órgão deve zelar pela garantia dos produtos e serviços com padrões adequados de qualidade, segurança, durabilidade e desempenho. A venda casada é considerada conduta abusiva.
Como exemplo, além de reclamações na demora na entrega dos produtos, o diretor do Procon, Tetê Souza, relata que há casos em que alguns estabelecimentos cadastrados no iFood exigem valor mínimo para que a compra seja efetuada, independente da taxa de entrega. Com isso, muitos consumidores são obrigados a adquirir mais itens para chegar ao preço estabelecido para que a compra seja realizada.
“Nosso objetivo é garantir que o Código de Defesa do Consumidor seja cumprido e a população tenha seus direitos garantidos. A venda casada é algo que constantemente vem sendo maquiado no mercado de consumo, e, nesse caso, a plataforma terá 10 dias para responder”, ressalta o diretor do Procon.
Para abrir uma reclamação, os consumidores podem utilizar o robô Sofia, que opera com Inteligência Artificial (IA), disponível aos usuários 24h por meio do WhatsApp (48) 99679-1944 ou comparecer pessoalmente à sede do Procon Municipal de São José, localizada na Av. Acioni Souza Filho, 2114, Beira-Mar de São José, durante o horário de atendimento das 12h às 17h20.