A professora auxiliar de ensino, Nanci Vellose de Souza, desenvolve contação de histórias na Escola Básica Municipal de Florianópolis Professora Zulma Freitas de Souza, em Ratones. De forma lúdica, durante este mês de novembro, leva para as crianças temas como diversidade, protagonismo negro, empreendedorismo, reaproveitamento de materiais e preconceito.
“O meu objetivo foi trazer o assunto, a conversa, oportunizar as falas e culminar nas produções feitas pelos estudantes referentes aos temas trabalhados”, frisa Nanci . Ela relata que para as atividades possui a parceria dos professores regentes das turmas , da supervisora escolar, Bianca Souza, e da diretora da undiade educativa Giorgia Wiggers.
No dia 6 de novembro trabalhou com estudantes do terceiro ano a história “ No tempo do branco e preto” (de Maria Lúcia Machado), e no dia 7, “As bonecas da Vó Maria” (de Mel Duarte), para o quinto ano.
“ Minha mãe é negra sim” ( de Patricia Santana) foi tema para os estudantes do segundo ano no dia 8.
Na quinta-feira, dia 16, as turmas de quarto ano ouvirAM a lenda “As duas versões da origem das bonecas abayomis”.
Para 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, a professora Nanci, que atua na Biblioteca da Escola Zulma Freitas de Souza, programou para o primeiro ano a história “O cabelo de Lelê “ (de Valéria Belém) , a respeito da origem do cabelo crespo.