A Secretaria Municipal de Educação (SME), em conjunto do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, está realizando treinamentos na rede de ensino de Florianópolis para instruir estudantes e professores sobre como agir em situações de emergência no ambiente escolar. As atividades envolvem simulações emergenciais, leitura e sinalização de placas, análise do espaço físico e orientações gerais sobre os sistemas de prevenção de incêndio.
Na segunda-feira (15), ocorreu uma simulação no Núcleo de Educação Infantil Paulo Michels, no bairro Jardim Atlântico. O próximo treinamento será realizado nesta quarta-feira (17), a partir das 14h, na Escola Básica Brigadeiro Eduardo Gomes, no bairro Campeche.
Segundo Charles Schnorr, coordenador de Prevenção da Secretaria Municipal de Educação, o principal objetivo do projeto é capacitar os professores da rede municipal para que possam conduzir, com segurança, a evacuação das crianças do local do incidente até a chegada das equipes especializadas de atendimento.
A ação contará com a participação de aproximadamente 450 estudantes, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. A atividade terá o apoio da Guarda Municipal, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, além da presença de viaturas e equipes de resgate, para garantir a segurança de todos os envolvidos.
Os treinamentos vão ao encontro dos objetivos do programa Escola Segura, e são solicitados pela própria instituição de ensino. Para agendar ou participar da ação basta a escola ou creche entrar em contato com o e-mail da Gerencia de Ação Continuada: prevencao.educacao@sme.pmf.sc.gov.br.