spot_img
Hoje é sexta-feira, 23 de janeiro de 2026
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALProjeto Absorver Ruídos - Gabriel Villas lança publicação de desenhos feitos no...

Projeto Absorver Ruídos – Gabriel Villas lança publicação de desenhos feitos no ônibus 

Projeto inclui publicação com lançamentos em Florianópolis e Itajaí, oficina, vídeo e ações artísticas em terminais urbanos

spot_img

Desde 2012, o artista Gabriel Villas desenvolve o trabalho “absorver ruídos”, no qual ele se propõe a desenhar em caderninhos de bolso durante seus deslocamentos cotidianos em ônibus, principalmente em Florianópolis, investigando processos que relacionam desenho, escuta e deslocamento. 

Esse trabalho foi tema de sua pesquisa de mestrado, finalizada em 2023, e que agora se desdobra na publicação impressa e sonora Plataforma corpo passagem – absorver ruídos e outros processos entre desenho, escuta e deslocamento, com lançamentos em Florianópolis, na Galeria Lama, dia 27/01 e em Itajaí, na Casa de Cultura Dide Brandão, em 13/02. 

O artista também irá realizar uma ação de lançamento da publicação nos Terminais Integrados de Florianópolis, no dia 09/02 no TICAN, TISAN e TICEN, e no dia 10/02 no TILAG e TIRIO. 

Em dezembro, no dia 20, foi realizada a oficina gratuita Aquecimentos de contorno, utilizando o material educativo do projeto, no Espaço Embrulho, espaço cultural independente nos Ingleses, ministrada por Gabriel Villas e Isadora Stahelin.

Plataforma corpo passagem é uma publicação impressa e sonora, composta por um cartaz e dois livretos, que reúne trabalhos desenvolvidos a partir da proposição de absorver ruídos, de Gabriel Villas, na qual o artista desenha em caderninhos de bolso durante seus deslocamentos cotidianos em ônibus, buscando disponibilizar a escuta aos sons, ruídos e interferências do entorno – principalmente em Florianópolis.

O cartaz reúne, na frente, ampliações de desenhos da pesquisa Absorver ruídos e um conjunto de exercícios de desenho para se realizar dentro do ônibus (ou em duplas), os aquecimentos de contorno. O verso do cartaz reúne um conjunto de textos sobre relações entre escuta, desenho e deslocamento e álbum sonoro atrito e deslize que veicula sons do contexto do transporte público, mixados com leitura de textos e audiodescrição.

Os dois livretos, Sentir no osso e Perfume enjoativo, reúnem a reprodução de duas séries de desenhos de Absorver ruídos junto de pequenos textos que partem de situações vivenciadas durante os deslocamentos em transporte coletivo. 

O processo de tratamento do acervo, curadoria e concepção do livro envolveu interlocução com a artista visual e educadora Isadora Stähelin (São José/SC). O projeto gráfico é de Pedro Franz e a edição é de Gabi Bresola (Florianópolis e Joaçaba/SC), com publicação pela editora editora, plataforma experimental de publicações de artista. 

A publicação é um desdobramento da dissertação de mestrado “absorver ruídos largar rastros” desenvolvida por Villas no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do CEART-UDESC e que também integra a tese de doutorado em desenvolvimento, ambas orientadas por Raquel Stolf.

A publicação busca ampliar o alcance desta pesquisa-prática artística, em diálogo com os contextos que a atravessam, entendendo o livro de artista como uma plataforma expositiva e móvel. O projeto inclui uma produção audiovisual de 30 minutos, que será produzida pelo artista visual Juliano Ventura, com produção do Espaço Embrulho.

Metade da tiragem impressa será distribuída de forma gratuita, inclusive para bibliotecas e instituições. Durante os lançamentos há uma cota para distribuição gratuita da publicação que estará à venda no site da editora após os eventos. Uma versão digital estará disponível de forma online e gratuita no website do artista.

Sobre o artista

Gabriel Villas nasceu em Campinas/SP (1992) e vive em Florianópolis/SC desde 2012. Artista, arquiteto e urbanista, trabalha através de proposições de escuta, acompanhamento prolongado de contextos e processos de registro do corpo em deslocamento. Doutorando em artes visuais pelo CEART/UDESC na linha de Processos Artísticos Contemporâneos, mestre pela mesma instituição (2023) e graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC (2018). 

Sobre Absorver Ruídos, na fala de Gabriel Villas

“Se o deslocamento pode ser tempo perdido e espaço vencido, Absorver Ruídos é uma forma escorregadia de tentar incorporar algo justamente quando as coisas estão escapando, a paisagem que atravessa, as interferências – que são inevitáveis – e o tempo do deslocamento que é irreversível, mas que se acumula no papel e no corpo. As séries partem do interesse pelo desenho como prática processual e pela escuta do movimento como possibilidade de semi-abertura entre corpo e entorno”.

Proposta selecionada pelo Edital Circuito Catarinense de Cultura – PNAB SC 2024 – Executado com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Serviço:

Lançamento em Florianópolis

27 Janeiro 2026, terça, das 19h30 às 22h

Local: Galeria Lama (Calçadão João Pinto, 198 Centro, Florianópolis – SC)

Lançamento em Itajaí

13 Fevereiro, sexta, das 19h30 às 22h 

Local: Casa da Cultura Dide Brandão sala Bento Nascimento 

R. Hercílio Luz, 655 – Centro, Itajaí

Ações de intervenção urbana nos Terminais Integrados de Florianópolis 

9 Fevereiro, sexta, TICAN , TISAN e TICEN 

10 Fevereiro, sábado, TIRIO e TILAG

LINK IMAGENS DE DIVULGAÇÃO 

https://drive.google.com/drive/folders/1L3rgvEO2i0FQAp6dybs7bEQCMRzn-09A

Ficha técnica

Gabriel Villas B. Camargo:

artista proponente

Isadora Stähelin

interlocução artística

Pedro Franz 

projeto gráfico 

Juliano Ventura

produção audiovisual

Nico Villas Boas 

mixagem e masterização de som

Anderson Nepomuceno

audiodescrição e assessoria de acessibilidade

Barbara Pettres

comunicação  

Inês Saber

revisão textual e interlocução

editora editora

edição  

espaço embrulho
Produção

spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa