Despertar o interesse pela leitura entre crianças e jovens, unindo literatura, teatro e atividades lúdicas. Esse é o propósito de um projeto de arte-educação que irá percorrer escolas públicas de cidades da Grande Florianópolis, entre os meses de outubro e novembro. Intitulada “Leitura em Jogo!”, a iniciativa busca transformar o ato de ler em uma experiência criativa e compartilhada, por meio da criação de jogos e experiências teatrais.
As atividades incluem oficinas gratuitas em escolas públicas de oito municípios: Águas Mornas, Santo Amaro da Imperatriz, Biguaçu, Governador Celso Ramos, Palhoça, São Pedro de Alcântara, Antônio Carlos e Anitápolis, com contrapartidas sociais em Florianópolis e São José.
Durante as oficinas, os estudantes participam da experimentação e criação de jogos de leitura inspirados nos personagens da obra. A proposta é ressignificar o espaço do livro e da literatura nas escolas, convidando os participantes a entrar no universo das histórias de forma interativa e divertida.
“Muitas vezes, os livros ficam guardados nas escolas, sem interação. Queremos provocar outro tipo de relação com a leitura: mais viva, participativa e artística. A ideia é que cada criança ou jovem se torne jogadora e criadora dentro desse processo”, explica a professora, atriz e doutora em Artes Cênicas Júlia Fernandes Lacerda, que é idealizadora do projeto.
Peças escritas por crianças e jovens são ponto de partida
O ponto de partida para as oficinas do projeto “Leitura em Jogo!” é o livro “De cá pra lá: peças de cá, teatro pra lá”, organizado por Júlia Fernandes. A obra reúne dez peças teatrais criadas por crianças e jovens em processos de oficinas conduzidas pela professora entre 2015 e 2019, nas quais os participantes exploraram jogos de improvisação, criação coletiva e experimentações cênicas.
“O resultado é um conjunto de textos que mesclam o real e o fantástico, revelando a potência criativa e o olhar singular de crianças e adolescentes sobre o mundo. Agora, essas peças voltam às escolas como material de leitura e experimentação nas oficinas do ‘Leitura em Jogo!’, orientando jogos teatrais e novas criações coletivas a partir das histórias escritas”, explica a idealizadora do projeto.
Publicado com apoio do Edital de Apoio às Culturas 2021 de Florianópolis, o livro teve distribuição gratuita em 2023 para 50 escolas, bibliotecas e acervos comunitários da capital, alcançando diretamente mais de 15 mil pessoas. Já o “Leitura em Jogo!” é realizado com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2024, por meio da Fundação Catarinense de Cultura e do Governo do Estado de Santa Catarina.
CRONOGRAMA DE OFICINAS
Outubro
31/10 – Águas Mornas: EEB Conselheiro Manoel Philippi
31/10 – Santo Amaro da Imperatriz: EEB Anísio Vicente de Freitas
Novembro
07/11 – Biguaçu: EEB Prefeito Avelino Muller
07/11 – Governador Celso Ramos: EEB Doutor Aderbal Ramos da Silva
14/11 – Palhoça: EEB Governador Pedro Ivo Figueiredo
14/11 – São Pedro de Alcântara: EEB Gama Rosa
21/11 – Antônio Carlos: EEB Altamiro Guimarães
28/11 – Anitápolis: EEB Altino Flores
Para saber mais sobre os projetos, acesse as redes sociais. Instagram: @oficinaetc
Proposta Cultural realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura [FCC], por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2024








