spot_img
Hoje é terça-feira, 1 de julho de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioPOLÍTICAProposta do deputado Camilo Martins quer garantir recurso para Defesa Civil

Proposta do deputado Camilo Martins quer garantir recurso para Defesa Civil

Medida garante verba para prevenção e recuperação de desastres naturais

spot_img

Diante do intenso volume de chuva da última semana em Santa Catarina, volta a repercutir na Assembleia Legislativa a proposta de Emenda à Constituição que assegura a destinação de recursos para a Proteção e Defesa Civil. A medida, que está em tramitação desde o dia 29 de agosto, é de autoria do deputado estadual Camilo Martins e busca aumentar o percentual e – principalmente – garantir o repasse das receitas orçamentárias destinadas ao Fundo Estadual de Proteção e Defesa Civil.

“Fui prefeito e sei do sofrimento no momento de uma catástrofe. Não tenho dúvida que diversos prefeitos estão assustados hoje e não vão ter dinheiro para atender as necessidades do município”, considera Camilo.

A proposta sugere aumentar o percentual das receitas destinadas à Proteção e Defesa Civil de 0,27% para 0,5% e estabelece o repasse em forma de duodécimo, o que garante que o valor fique única e exclusivamente para investimento na prevenção e recuperação após desastres naturais. Atualmente fundo é regulamentado pela Lei nº 8.099 de 1990, alterada pela Lei nº 16.418 de 2014, mas a falta da prerrogativa desse sistema periódico de repasse faz com que, normalmente, não haja recurso disponível.

“Muitas vezes, a população atingida por eventos climáticos extremos se encontra desamparada e não é por falta de vontade do poder público, mas sim pela limitação de recurso.  A medida, em forma de duodécimo garante uma distribuição regular e previsível para auxiliar quem perde patrimônio, pertences e até restaurar serviços públicos após catástrofes, como essa que estamos vivenciando”, considera o deputado Camilo Martins.

A proposta está na Comissão de Constituição e Justiça, teve o o parecer favorável para aprovação do deputado Napoleão Bernardes no dia 05 de setembro, mas está sob vistas do deputado Marcius Machado desde então.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa